Teletrabalho e os direitos do trabalhador

Autores

  • Vinicius William Kohler Universidade do Contestado (UNC)
  • Maristela Heinen Gehelen Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4068

Palavras-chave:

Direitos , Teletrabalho, Labor, Tecnologia

Resumo

O presente artigo tem como foco mensurar a limitação de direitos referentes ao formato de teletrabalho nas relações empregatícias, conforme a atual legislação brasileira. Para tanto, a pesquisa busca examinar o marco que deu início às relações trabalhistas até o atual cenário, tratando da utilização do teletrabalho como meio laboral em crescente utilização. Busca-se expor os principais direitos a esta classe trabalhadora, conceituando as diferenças entre o teletrabalho e o home office. Além disso, apresenta-se as formalidades do contrato de trabalho, analisando aspectos que favorecem e desfavorecem este meio pela visão do empregado e empregador, cabendo também analisar a perspectiva de aparatos tecnológicos e as premissas relacionadas à segurança e à saúde do teletrabalhador. No que tange à metodologia, foram utilizados os métodos bibliográficos, dedutivos e explicativos, além de pesquisas em leis e na Constituição. Com base no presente estudo, vê-se que o instituto do teletrabalho ainda apresenta omissões em diversas áreas de sua atuação. Nesse sentido, novos estudos dos operadores do direito poderão aumentar a pressão legislativa e a própria evolução social, visando oferecer maior segurança jurídica a esta classe trabalhadora.

Biografia do Autor

Vinicius William Kohler, Universidade do Contestado (UNC)

Graduando em Direito pela Universidade do Contestado (UNC). Campus de Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Maristela Heinen Gehelen, Universidade do Contestado (UNC)

Especialização em Direito Tributário pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Biguaçu - SC. Graduação em Direito na Universidade Paranaense (UNIPAR), Toledo - PR. Graduação em Ciências Contábeis, UNOChapecó, Chapecó - SC. Professora na Universidade do Contestado (UNC). Campus de Concórdia. Santa Catarina. Brasil. Advogada.

Downloads

Publicado

2023-08-28

Como Citar

Kohler, V. W., & Gehelen, M. H. (2023). Teletrabalho e os direitos do trabalhador. Academia De Direito, 5, 669–689. https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4068

Edição

Seção

Artigos