Impacto do fluxo migratório internacional no estado de Santa Catarina sob ótica da inteligência de segurança pública

Autores

  • Alan Pinheiro de Paula Universidade do Contestado (UNC)
  • João Marcos Tanan Sales Polícia Militar do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4062

Palavras-chave:

Fluxo migratório, Políticas Públicas, Santa Catarina, Inteligência, Segurança pública

Resumo

O fluxo migratório internacional demanda a atuação dos gestores das políticas públicas nacionais, envolvendo não apenas os órgãos migratórios, mas também as outras pastas governamentais de todos os entes federativos, bem como a sociedade civil na acolhida dos imigrantes e refugiados. O estado de Santa Catarina vem protagonizando processos migratórios das mais diversas nacionalidades, necessitando para tal mister o devido acolhimento, sem deixar de reconhecer a própria migração interna, como já vem sendo administrado. O presente artigo visa a identificar as políticas necessárias, a partir da pasta relacionada à segurança pública e correlatas, para o adequado gerenciamento do fluxo de migrantes em Santa Catarina e a manutenção da ordem pública e incolumidade das pessoas e patrimônio. Inicialmente, serão apontadas as variáveis que determinam o fluxo migratório, seja por questão econômica, perseguição política, guerra, violência, questões ambientais, entre outras. Na sequência, será descrita a estrutura do estado de Santa Catarina no acolhimento dos migrantes internacionais e a atividade de inteligência estratégica na análise dos seus impactos no sistema de segurança pública.

Biografia do Autor

Alan Pinheiro de Paula, Universidade do Contestado (UNC)

Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale de Itajaí (UNIVALI). Especislista em Inteligência Estratégica pela Escola Superior de Guerra (ESG). Especialista em Gestão de Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Professor do Curso de Direito da Universidade do Contestado (UnC) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professor da Pós Graduação do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e da Universidade do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Delegado de Polícia do Estado de Santa Catarina.

João Marcos Tanan Sales, Polícia Militar do Estado de Santa Catarina

Graduado no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PMSC). Graduado em Ciência Política pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Especialista em Inteligência Estratégica pela Escola Superior de Guerra (ESG). Especialista em Inteligência Estratégica pela Universidade Filho Gama (UGF). Especialista em Inteligência Criminal pela Universidade do Alto Vale do Itajaí (UNIVALI). Professor do Curso de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Tenente Coronal da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PMSC).

Downloads

Publicado

2023-08-28

Como Citar

Paula, A. P. de, & Sales, J. M. T. (2023). Impacto do fluxo migratório internacional no estado de Santa Catarina sob ótica da inteligência de segurança pública. Academia De Direito, 5, 649–668. https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4062

Edição

Seção

Artigos