A influência da teoria do etiquetamento social na análise dos delitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3217

Palavras-chave:

Etiquetamento social, Labeling Approach, Criminologia, Estereótipos

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo o estudo da influência que a teoria do etiquetamento social ou Labeling Approach Theory possui diante da análise dos delitos tanto pela comunidade jurídica quanto na comunidade leiga. Através das pesquisas bibliográficas buscou-se demonstrar os conceitos básicos de criminologia, etiquetamento social e a materialização da dessa teoria na sociedade atual. Foi realizada uma pesquisa de campo que mostrou fatos hipotéticos onde ocorreram diferentes delitos com o objetivo de verificar a reação dos entrevistados ao se deparem com certos rótulos que podem ser aprovados ou desaprovados na sociedade que vivem e com isso verificou-se a capacidade dessa rotulação afetar na forma que este crime será julgado. A análise dos dados da pesquisa de campo proporcionou a sensação de que pode haver certa influencia na análise de um delito a partir de um etiquetamento, principalmente se tratando da sociedade leiga.

Biografia do Autor

Alexandre Ramiro Zampieri, Universidade do Contestado (UnC)

Graduando em Direito na Universidade do Contestado (UnC). Campus Concórdia. Irani. Santa Catarina. Brasil.

Eduardo Puhl, Universidade do Contestado (UnC)

Mestre em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa “Proteção Das Liberdades Na Sociedade Do Controle”. Membro do Grupo de Pesquisa "Justiça, Sociedade e Direitos Humanos" (CNPq/UnC). Professor na Universidade do Contestado (UnC). Campus Concórdia. Agente Penitenciário. Departamento de Administração Prisional do Estado de Santa Catarina. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-03-04

Como Citar

Zampieri, A. R., & Puhl, E. (2021). A influência da teoria do etiquetamento social na análise dos delitos. Academia De Direito, 3, 237–264. https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3217

Edição

Seção

Artigos