A gestão participativa na PNRH

uma análise à luz da dimensão ecológica da pessoa humana

Autores

  • Fernanda Helena Gonschorowsky Universidade do Contestado
  • Analice Schaefer de Moura

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v1.2473

Palavras-chave:

Dignidade da Pessoa Humana., Participação social no Brasil., Política Nacional de Recursos Hídricos.

Resumo

Aborda-se no presente artigo o direito fundamental à água enquanto uma expressão da dimensão ecológica da dignidade da pessoa humana: uma análise da participação social na Política Nacional de Recursos Hídricos no Brasil, a partir da Lei n. 9.433 de 1997. É sempre relevante tratar da relação existente entre o ser humano e natureza, visto que dependemos dos recursos naturais para sobrevivência digna, e ao mesmo tempo contribuímos para a degradação deste, impedindo uma vida digna para as presentes e futuras gerações. Com efeito, pretende-se responder ao seguinte problema: Desse modo, pretende-se responder ao seguinte problema de pesquisa, como ocorre a gestão participativa na Política Nacional de Recursos Hídricos no Brasil, tomando por referência a dimensão ecológica da dignidade da pessoa humana? Para tanto, pretende-se compreender como é efetivada a gestão participativa da Política Nacional de Recursos Hídricos à luz da dimensão ecológica do princípio da dignidade da pessoa humana. Deste modo, objetiva-se inicialmente compreender a dimensão ecológica do princípio dignidade da pessoa humana na ordem constitucional, analisar como o acesso e tratamento da água é realizado no Brasil e analisar a gestão participativa da Política Nacional de Recursos Hídricos. A técnica de pesquisa utilizada foi a bibliográfica (artigos e livros) e documental e o método de abordagem utilizado foi o dedutivo. Por fim, conclui-se que o acesso à água potável é necessário para uma existência digna do ser humano, assim como é indispensável a participação da comunidade na Política Nacional de Recursos Hídricos, buscando a democratização do acesso aos recursos hídricos.

Biografia do Autor

Fernanda Helena Gonschorowsky, Universidade do Contestado

Graduanda do Curso de Direito da Universidade do Contestado - UNC, Campus Mafra, Av. Nereu Ramos, n. 1071, Jardim Moinho, Mafra/SC, CEP: 89306-076, e-mail: fernandagons@outlook.com.

Analice Schaefer de Moura

Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul/RS e professora do Curso de Direito da Universidade do Contestado, Campus Mafra, Av. Nereu Ramos, n. 1071, Jardim Moinho, Mafra/SC, CEP: 89306-076, e-mail: analicemoura@unc.br.

Downloads

Publicado

2019-11-20

Como Citar

Gonschorowsky, F. H., & de Moura, A. S. (2019). A gestão participativa na PNRH: uma análise à luz da dimensão ecológica da pessoa humana. Academia De Direito, 1, 61–82. https://doi.org/10.24302/acaddir.v1.2473

Edição

Seção

Artigos