A aplicação do princípio do in dubio pro reo no procedimento do Tribunal do Júri

Autores

  • Henrique Granza Universidade do Contestado
  • Ana Cássia Gatelli Pscheidt Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v1.2374

Palavras-chave:

Júri, Retórica, Performance, Sociedade, Princípio in dubio pro reo

Resumo

O presente artigo aborda a plena aplicação do princípio do in dubio pro reo em todas as fases do procedimento do Tribunal do Júri. O problema aventado é descobrir em quais ocasiões o princípio do in dubio pro reo é ignorado no procedimento do Tribunal do Júri e a necessidade de adequação de certas ideias no cenário social atual. A hipótese se justifica na ideia de que a construção jurisprudencial do in dubio pro societate ainda é utilizada por diversos aplicadores do direito, mesmo sendo sua constitucionalidade questionada por inúmeros doutrinadores e pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Ademais, verifica-se que o princípio do in dubio pro reo não é levado em consideração na segunda fase do procedimento do júri, tendo em vsta que a maioria dos jurados sequer conhece este preceito constitucional. O objetivo geral consiste na análise da plena aplicação do princípio do in dubio pro reo em todos os atos do Tribunal do Júri. Como objetivos específicos, procura-se abordar a importância do Tribunal do Júri, os princípios constitucionais que o norteiam e ressaltar a indispensável aplicação do in dubio pro reo pelos operadores do direito. A título de metodologia, tem-se a análise doutrinária e jurisprudencial, amparadas pelos preceitos constitucional e processual penal, utilizando-se, para tanto, os métodos comparativo e dedutivo. Como conclusão, infere-se que estas questões são objeto de estudo e de críticas doutrinárias e jurisprudenciais que sempre causam polêmicas e discussões e que merecem ser analisadas e colocadas em prática, evitando, assim, um repouso dogmático.

Biografia do Autor

Henrique Granza, Universidade do Contestado

Acadêmico do Curso de Direito da Universidade do Contestado. Campus Mafra. 

Ana Cássia Gatelli Pscheidt, Universidade do Contestado

Especialista em Direito Processual Civil, especialista em Direito do Trabalho, especialista em Metodologia da Educação no Ensino Superior e especialista em Direito Ambiental.  Pós-graduanda em Criminologia. Atualmente é professora e coordenadora adjunta do curso de Direito na Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2019-11-20

Como Citar

Granza, H., & Pscheidt, A. C. G. (2019). A aplicação do princípio do in dubio pro reo no procedimento do Tribunal do Júri. Academia De Direito, 1, 163–190. https://doi.org/10.24302/acaddir.v1.2374

Edição

Seção

Artigos