A reforma agrária à luz da função social da propriedade rural

uma análise do estado de Santa Catarina

Autores

  • Eduardo Luis Barbieri Filho Universidade do Contestado
  • João Carlos Valentim Veiga Junior Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v1.2300

Palavras-chave:

Direito Ambiental, Função social da propriedade, Reforma agrária, Desapropriação

Resumo

A Carta Constitucional de 1988 elencou vários aspectos de extremo valor social, com o intuito de garantir e efetivar a melhor aplicação possível de igualdade de direitos à sociedade. Em seu artigo 184, foi estabelecido o instrumento da desapropriação para fins de reforma agrária, para que em teoria, houvesse uma melhor distribuição nas terras de produção, uma vez que o histórico social demonstra extrema desigualdade desde o período colonial, com a distribuição de terras por meio de capitanias hereditárias, até o momento atual, com a existência de grandes latifúndios. O presente artigo tem por intuito discorrer a respeito da desapropriação para fins de reforma agrária, realizando uma breve digressão histórica sobre este instituto, para então analisar, por meio de dados do IBGE, se há efetiva utilização da expropriação de terras agrárias para atingir a função social buscada pelo legislador originário. Trata-se de uma pesquisa, em relação à metodologia empregada, bibliográfica e documental – posto que se utiliza de obras doutrinárias e artigos científicos, além de instrumentos legais diversos, como a Constituição Federal, o Estatuto da Terra de 1969 e o Decreto-Lei nº 554  – com viés primordialmente qualitativo. Ao final, conclui-se que a reforma agrária possui um suficiente aparato legislativo que garanta sua propagação, entretanto, faltam incentivos e investimentos governamentais para que a reforma agrária ocorra de forma mais abrangente e adequada.

Biografia do Autor

Eduardo Luis Barbieri Filho, Universidade do Contestado

Graduando em Direito pela Universidade do Contestado, Campus de Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

João Carlos Valentim Veiga Junior, Universidade do Contestado

Doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Mestre e graduado em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Professor no curso de graduação em Direito da Universidade do Contestado. Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Barbieri Filho, E. L., & Veiga Junior, J. C. V. (2019). A reforma agrária à luz da função social da propriedade rural: uma análise do estado de Santa Catarina. Academia De Direito, 1, 384–404. https://doi.org/10.24302/acaddir.v1.2300

Edição

Seção

Artigos