Concepções e práticas da educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v6i2.977Palabras clave:
Ensino de Geografia. Interdisciplinaridade. Meio Ambiente.Resumen
Atualmente a relação entre meio ambiente e educação têm assumido um papel desafiador a cada dia. A Educação Ambiental é considerada uma dimensão da educação que trata da relação entre sociedade e meio ambiente. Assim, a disciplina de Geografia por tratar dessas questões que se materializam no espaço geográfico contribui para que a Educação Ambiental seja efetivada de forma mais eficaz e contextualizada dentro das instituições de ensino. Nesse sentido, faz-se necessário identificar a maneira como os conteúdos relacionados à Educação Ambiental é trabalhada nos ambientes escolares. O artigo procura identificar as concepções e práticas de Educação Ambiental com base em pesquisa realizada em duas escolas Estaduais de Rio Negro, PR, bem como as dificuldades encontradas no desenvolvimento da Educação Ambiental no cotidiano escolar e comunidade. Este trabalho utilizou metodologia de pesquisa bibliográfica, exploratória, qualitativa e coleta de dados dos sujeitos compostos por alunos do terceiro ano do ensino médio e professores. Os resultados evidenciaram que existe uma grande lacuna entre o ensino e a Educação Ambiental, e o processo da inserção da Educação Ambiental necessita de uma elaboração metodológica atrativa e que esta não vem de maneira pronta e acabada, necessitando ser construída passo a passo, com a necessidade de ser elaborada através da realidade vivenciada na sociedade atual. A Educação Ambiental tem sido um elemento essencial para se repensar as práticas e teorias que fundamentam as ações educativas de maneira interdisciplinar, seja nos ambientes formais ou informais da educação, constituindo assim verdadeiras comunidades de aprendizagem.