A promoção da saúde e a formação inicial do profissional de saúde: desafios e possibilidades

Autores/as

  • Mathias Roberto Loch Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v4i1.910

Palabras clave:

Formação de recursos humanos. Ensino. Formação profissional. Interdisciplinariedade.

Resumen

Este texto tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a formação inicial do profissional de saúde e a necessidade da aproximação desta formação com o ideário da promoção da saúde. Busca-se apontar algumas limitaçõesdo modelo biomédicoe apresentar alguns pontos do ideário da promoção da saúde. São apresentadas e discutidas quatro estratégias que poderiam resultar em maior aproximação da formação profissional em saúde com a promoção da saúde , sendo que todas pressupõem a adoção de uma visão ampliada de saúde, a saber: necessidade de convencer e instrumentalizar professores, estudantes, trabalhadores e usuários para novas possibilidades pedagógicas e para a necessidade do trabalho interprofissional; garantir que aconteçam atividades de integração entre estudantes de diferentes áreas do conhecimento ao longo do curso de formação inicial;buscar uma maior articulação ensino e serviço desde o início do curso; e buscar desenvolver em todos os atores envolvidos a habilidade comunicativa, que é fundamental para o trabalho em equipe. Certamente, outras estratégias poderiam ser discutidas, mas acredita-se que a formação inicial dos cursos da área da saúdeteriam importantes avanços se estas estratégias fossem efetivadas.

Biografía del autor/a

Mathias Roberto Loch, Universidade Estadual de Londrina

Possui licenciatura plena em Educação Física (2003) e mestrado em Educação Física (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (2013), tendo realizado estágio de doutoramento no Departamento de Medicina Preventiva y Salud Pública da Universidad Autónoma de Madrid. É professor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina, onde exerceu o cargo de coordenador do curso de Educação Física - bacharelado (2008-2009). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na relação entre Atividade Física, Educação Física e Saúde Coletiva. É sócio fundador da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (atualmente exerce o cargo de vice-presidente) e da Associação Brasileira de ensino da Educação Física para a Saúde (Abenefs), (atualmente faz parte do Conselho de Ética e foi representante na Câmara Técnica Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade, Saúde Coletiva da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde). Atualmente atua no curso de Educação Física - bacharelado na disciplina Educação Física e Saúde Pública e também nas residências multiprofissionais em Saúde da Família e Saúde da Mulher.

Publicado

2015-07-06

Cómo citar

Loch, M. R. (2015). A promoção da saúde e a formação inicial do profissional de saúde: desafios e possibilidades. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 4(1), 3–16. https://doi.org/10.24302/sma.v4i1.910

Número

Sección

Artigos