A realidade e os desafios do enfermeiro na assistência a pessoa ostomizada

Autores/as

  • Luciana Maria Mazon Universidade do Contestado
  • Elisangela Piccini Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v4i1.798

Palabras clave:

Cuidados de Enfermagem. Estomia. Serviços de Saúde.

Resumen

Objetivo: identificar a realidade e os desafios do enfermeiro inserido em um Serviço de Atenção a Pessoa Ostomizada. Método: Pesquisa exploratória, de campo e descritiva com abordagem qualitativa. Resultados: foi possível evidenciar que os enfermeiros vivenciam algumas conquistas dos ostomizados no campo da saúde pública, como o provimento de materiais e equipamentos de qualidade para o cuidado com o ostoma. No que se refere a assistência do enfermeiro, as ações desenvolvidas envolve a realização de ações educativas em saúde, visita domiciliar, cuidados com o ostoma e orientações gerais aos pacientes e familiares. Os principais desafios do enfermeiro se concentram na falta de estrutura física adequada e equipe multidisciplinar disponível. Conclusão: as dificuldades do enfermeiro na assistência a pessoa ostomizada são variadas, muitas delas que vão além da sua competência profissional. Apesar destas dificuldades, os enfermeiros demonstraram estar qualificados para assistência.

Biografía del autor/a

Luciana Maria Mazon, Universidade do Contestado

Enfermeira, Mestre em Desenvolvimento Regional e doutoranda em saúde coletiva. Docente da Universidade do Contestado Mafra.

Elisangela Piccini, Universidade do Contestado

Graduanda em Enfermagem.

Publicado

2015-07-06

Cómo citar

Mazon, L. M., & Piccini, E. (2015). A realidade e os desafios do enfermeiro na assistência a pessoa ostomizada. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 4(1), 117–128. https://doi.org/10.24302/sma.v4i1.798

Número

Sección

Artigos