Drenagem linfática manual na constipação intestinal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v13.5324

Resumen

A constipação é o distúrbio gastrointestinal mais prevalente, impactando negativamente devido sua recorrente sintomatologia. O manejo da constipação permanece desafiador, sendo oportuno novas terapias. OBJETIVOS: Avaliar a eficácia da drenagem linfática manual (DLM) para a estimulação do peristaltismo intestinal em mulheres com constipação. MÉTODOS: Dez mulheres com constipação intestinal participaram do protocolo de DLM duas vezes na semana, com duração de 30 minutos cada, totalizando 12 sessões, sendo a primeira e a última destinada para a avaliação, a qual foi aplicado os instrumentos Escala visual analógica de dor (EVA) e Escala de Bristol para Consistência de Fezes (EBCF), exame laboratorial de coprologia funcional e avaliação do peristaltismo e distensão abdominal. RESULTADOS: Após 10 sessões de DLM, pode-se observar melhora significativa na comparação pré e pós avaliação na motilidade intestinal (p = 0,000), dor espontânea (p = 0,000) e durante a palpação (p = 0,000) nos quatro quadrantes intestinais, na distensão abdominal (p < 0,001), normalização do pH fecal, melhora na absorção intestinal de vegetais, amido e proteínas, aumento no número e volume de evacuações assim como melhora do tipo de consistência das fezes, alcançando a normalidade de consistência. CONCLUSÕES: A DLM é eficaz para a estimulação do peristaltismo intestinal em mulheres com constipação.

Palavras-Chave: Drenagem Linfática Manual. Constipação Intestinal. Disbiose. Peristaltismo.

Biografía del autor/a

Thaynara Sabrine Pscheidt, Universidade do Contestado (UNC)

Pós-graduanda em fisioterapia dermatofuncional pela Faculdade IBRATE, Curitiba – Paraná, Fisioterapeuta graduada pela Universidade do Contestado, campus Mafra - Santa Catarina. Brasil.

Renata Campos, Universidade do Contestado (UNC)

Pesquisadora do NUPESC/UNC, Docente da Universidade do Contestado, campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2024-06-25

Cómo citar

Pscheidt, T. S., & Campos, R. (2024). Drenagem linfática manual na constipação intestinal. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 13, 117–130. https://doi.org/10.24302/sma.v13.5324

Número

Sección

Artigos