Plano para redução de carga poluidora em indústria de lacticínios

Autores/as

  • Beatriz Chinato Begnini Universidade do Contestado UnC Campus Concórdia
  • Heraldo Baialardi Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v3i1.519

Palabras clave:

Efluente. Leite. Tratamento e amostras

Resumen

Os laticínios, em seu processo industrial, utilizam grande quantidade de água, o que provoca um aumento considerável no volume de efluente a ser tratado. Este trabalho teve como objetivo identificar os pontos de geração do efluente bruto numa empresa de laticínios, propondo uma tentativa de modificação no comportamento dos funcionários e conscientização das conseqüências ambientais para melhoria da eficiência do sistema de tratamento de efluentes. Para atender tais objetivos foi realizada a aplicação de um questionário, juntamente com as análises. A metodologia adotada consistiu em coletar amostras de efluente bruto para os parâmetros analisados. As amostras foram coletas sempre no mesmo ponto em diferentes dias e variação na carga poluidora. Os resultados demonstraram que os parâmetros tiveram variações atingindo altos índices de concentração do efluente bruto analisado.

Biografía del autor/a

Beatriz Chinato Begnini, Universidade do Contestado UnC Campus Concórdia

Curso de engenharia ambiental e sanitária, bolsista no CNPq com enterese em publicações de artigos.

Heraldo Baialardi Ribeiro

Graduado em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de Passo Fundo (1999) e mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1992). Atualmente é Professor da Universidade do Contestado.

Publicado

2014-07-29

Cómo citar

Begnini, B. C., & Ribeiro, H. B. (2014). Plano para redução de carga poluidora em indústria de lacticínios. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 3(1), 19–30. https://doi.org/10.24302/sma.v3i1.519

Número

Sección

Artigos