Sistema de ingresso e a relação com acesso, permanência e conclusão de estudantes do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal de Santa Catarina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v12.4790

Resumen

Introdução: o processo de seleção para ingresso aos cursos de Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) sofreu mudanças ao longo dos anos na perspectiva de ampliar a inclusão e o acesso. No entanto, não há evidências de que o ingresso por meio de sorteio contribui para o acesso e permanência dos estudantes. Objetivo: analisar se a mudança na forma de ingresso ao Curso Técnico de Enfermagem (CTE)/IFSC influenciou no perfil socioeconômico, permanência e conclusão dos estudantes matriculados no Curso Técnico de Enfermagem do Instituto Federal de Santa Catarina. Método: tratou-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, do tipo descritiva e analítica. A amostra correspondeu a 100% dos estudantes matriculados no CTE/IFSC dos Campi de Joinville e Florianópolis, no período de 2015 a 2019. Resultado: A seleção por sorteio propiciou que uma parcela maior da população tivesse a oportunidade de participar do processo de seleção, passando de 298 inscritos em 2015 para 1.127 em 2019. Ocorreu aumento de estudantes que compõem grupos minoritários como pardos e pretos, passando respectivamente de 6,6% e 3,9% em 2015 para 22,8% e 12% em 2019, e uma diminuição no número de estudantes que permaneceram e obtiveram êxito em sua formação, passando de 55,8% de 2015 para 35,5% em 2019. Conclusão: Houve ampliação no número de estudantes convocados pertencentes a classes minoritárias após o processo de ingresso por sorteio, no entanto, houve uma redução no número de estudantes que permaneceram e obtiveram êxito. Infere-se que democratizar o ensino, não depende apenas do sistema de ingresso estabelecido, mas de propiciar condições para que estes estudantes alcancem êxito em sua formação.

Palavras-chave: Educação em Enfermagem. Avaliação Educacional. Ações Afirmativas. Diversidade.

Biografía del autor/a

Luciana Maria Mazon, Instituto Federal de Santa Catarina

Enfermeira, doutora em saúde coletiva pela UFSC. Atualmente é docente do departamento de saúde e serviços do Instituto Federal de Santa Catarina.

Henrique Sérgio de Araújo, Instituto Federal de Santa Catarina

Graduando em Enfermagem, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Joinville. Santa Catarina.

Stefani Aparecida dos Santos, Instituto Federal de Santa Catarina

Graduanda em Enfermagem, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Joinville. Santa Catarina.

Joanara Rozane da Fontoura Winters, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem, docente do Departamento de Saúde e Serviços do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

Marcia Bet Kohls, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre, docente do Departamento de Saúde e Serviços do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

Fernanda Greschechen, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação, Pedagoga do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

Debora Rinaldi Nogueira, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre, docente do Departamento de Saúde e Serviços do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

Marciele Misiak Caldas, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora, docente do Departamento de Saúde e Serviços do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

Juliana Jacques da Costa Monguilhott, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora, docente do Departamento de Saúde e Serviços do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Publicado

2023-09-29

Cómo citar

Mazon, L. M., Araújo, H. S. de, Santos, S. A. dos, Winters, J. R. da F., Kohls, M. B., Greschechen, F., … Monguilhott, J. J. da C. (2023). Sistema de ingresso e a relação com acesso, permanência e conclusão de estudantes do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal de Santa Catarina. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 12, 233–244. https://doi.org/10.24302/sma.v12.4790

Número

Sección

Artigos