Impacto do isolamento social em pessoas com “TDAH”
experiências partilhadas em comunidades virtuais durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v12.4695Resumen
Objetivo: descrever o impacto do isolamento social causado pela pandemia da COVID-19 em indivíduos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Métodos: A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da Antropologia Médica. A etnografia virtual foi eleita como metodologia de investigação e posterior análise de conteúdo. Participaram da pesquisa 15 grupos de TDAH, todos de acesso público na comunidade virtual Facebook e a coleta de dados ocorreu por meio de observação anônima no mês de junho de 2022. Resultados: emergiram três categorias: Dificuldades relatadas por mães de filhos com TDAH em comunidade virtual do Facebook durante o período de isolamento social causado pela COVID-19; Percalços na alfabetização de indivíduos com TDAH e Implicações entre o diagnóstico; uso/não uso de medicamentos psicotrópicos a partir de relatos das mães de filhos com TDAH. Conclusão: o isolamento social e o confinamento domiciliar afetaram negativamente a vida dos indivíduos com TDAH, bem como seu diagnóstico, tratamento e a continuidade do cuidado. O uso da tecnologia e das comunidades virtuais em redes sociais foi um grande alicerce de apoio e compartilhamento de informações nesse período.
Palavras-chave: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; Metilfenidato; Covid-19; Isolamento Social.
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