Fatores de risco associados a ocorrência de tracoma em comunidade assistida pelo programa "Um estudante uma família" da Universidade Lúrio, Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v10.3580Resumen
O tracoma é a principal causa infecciosa de cegueira a nível global. Apesar dos esforços empreendidos para reduzir os casos de cegueira evitável por tracoma, ainda existem regiões mais pobres do mundo com problemas de acesso a saneamento básico, o que dificulta a eliminação sustentável do tracoma. Esta pesquisa teve como objetivo identificar precocemente os fatores de risco associados a ocorrência do tracoma na comunidade de Muatala. Realizou-se um estudo observacional descritivo transversal, prospectivo com abordagem quantitativa, em 108 residentes do bairro de Muatala, Nampula – Moçambique, no período entre maio a abril de 2018. Os dados foram coletados por meio de questionário. Dos fatores de risco que contribuem para a ocorrência de tracoma, constatou-se que 47% das famílias utilizam água do poço para higienizar o rosto, sem nenhum tratamento. Quanto a forma de utilização de toalha para higienizar o rosto, observou-se existência de partilha coletiva (25%) e a divisão de tolha por idade (8%). Em relação a frequência de lavagem do rosto, notou-se que 29% só faz a lavagem do rosto durante o banho. No que concerne ao saneamento do local onde as crianças brincam, constatou-se que 8% brinca próximo das lixeiras e águas paradas, respectivamente, locais repletos de agentes infeciosos. Assim, conclui-se que a comunidade de Muatala está exposta a fatores de risco que incluem, utilização de água não potável para a higienização do rosto, uso de tolhas de forma coletiva e condições de saneamento inadequada, o que pode ocasionar a ocorrência de doenças infeciosas, incluindo o tracoma.
Palavras-chave: Fatores de risco. Higiene. Saneamento. Tracoma.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, permitindo-se a reprodução em outro periódico, se indicada a fonte. O mesmo deve ocorrer quando se quer publicar nesta revista, artigos já publicados em outras, desde que seja referenciada a origem na abertura do artigo.