Desenvolvimento e utilização de recursos educacionais abertos no grupo PET Saúde/ Interprofissionalidade - Redes de atenção da UFPR

Autores/as

  • Marcel Pereira Gritten Universidade Federal do Paraná
  • Liana Signorini Prefeitura Municipal de Curitiba
  • Maria Gabriela Rodrigues de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Nicolle Boell Heiden Universidade Federal do Paraná
  • Leandra Rosa Prefeitura Municipal de Curitiba
  • Allan Kardec de Lima Universidade Federal do Paraná
  • Rafaela Gessner Lourenço Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3422

Resumen

Introdução: Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são definidos como materiais de ensino, pesquisa e extensão, publicados sob licença aberta ou em domínio público. Por isso, são caracterizados como um bem comum, com pouca ou nenhuma limitação de direito autoral. Visam promover a equidade na educação, tornando-a inclusiva e de qualidade, mediante colaboração e compartilhamento de conhecimento de forma gratuita1. Objetivo: relatar a experiência da criação de dois materiais educativos publicados como Recursos Educacionais Abertos no Repositório Digital da Universidade Federal do Paraná. Metodologia: trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva. Resultados: Os REAs foram desenvolvidos nos meses de abril e junho de 2020 e orientados pelos princípios de colaboração e interatividade dos meios digitais. O primeiro REA, elaborado em formato de cartilha e intitulado “Manual de Tubos de Coleta de Sangue”, foi criado como proposta de intervenção em um dos equipamentos de saúde do município de Curitiba em que se desenvolvem atividades de preceptoria do grupo PET Saúde/Interprofissionalidade – Rede de Atenção. Esse REA contempla os principais tubos de coleta de sangue utilizados na rotina ambulatorial, abordando a finalidade e importância de cada um, para garantir a viabilidade das amostras e a qualidade dos resultados laboratoriais. Esse material atingiu, até agosto de 2020, 161 visualizações, sendo 70% (112) delas de alcance internacional2. O segundo REA, em formato de cartilha, “Diagnóstico Laboratorial do Coronavírus (Sars-Cov-2) (agente etiológico da COVID-19)”, mostra os princípios, vantagens e as principais diferenças entre os dois principais métodos laboratoriais utilizados para o diagnóstico da COVID-19: o teste molecular (RT-PCR em tempo real) e o teste sorológico (teste rápido). Com impacto semelhante, tal publicação obteve 179 visualizações, sendo a maioria delas 84% (150) realizadas em outros países3. Esse material objetiva oferecer suporte a acadêmicos, profissionais de saúde e à comunidade externa sobre temática relevante da atualidade. Considerações Finais: A utilização da modalidade de Educação Aberta apresenta vantagens como, o custo reduzido, promoção da ampliação do acesso à educação e o alcance global das publicações, conforme foi observado nos REA produzidos e disponibilizados pela equipe do PET Redes de Atenção da UFPR. Dessa forma, além de priorizar a difusão do conhecimento produzido em suas atividades, a equipe buscou novas maneiras de contribuir para o debate e intercâmbio entre diferentes teias da produção científica.

Palavras-chave: Educação Continuada. Educação Interprofissional. Materiais de Ensino.

Biografía del autor/a

Marcel Pereira Gritten, Universidade Federal do Paraná

Aluno bolsista. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Liana Signorini, Prefeitura Municipal de Curitiba

Preceptora. Prefeitura Municipal de Curitiba. Paraná. Brasil.

Maria Gabriela Rodrigues de Souza, Universidade Federal do Paraná

Aluna bolsista. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Nicolle Boell Heiden, Universidade Federal do Paraná

Aluna bolsista. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Leandra Rosa, Prefeitura Municipal de Curitiba

Preceptora. Prefeitura Municipal de Curitiba. Paraná. Brasil.

Allan Kardec de Lima, Universidade Federal do Paraná

Tutor. Docente do departamento de farmácia da Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Rafaela Gessner Lourenço, Universidade Federal do Paraná

Coordenadora de grupo tutorial. Docente do departamento de enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Publicado

2020-12-01

Cómo citar

Gritten, M. P., Signorini, L., Souza, M. G. R. de, Heiden, N. B., Rosa, L., Lima, A. K. de, & Lourenço, R. G. (2020). Desenvolvimento e utilização de recursos educacionais abertos no grupo PET Saúde/ Interprofissionalidade - Redes de atenção da UFPR. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 45–46. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3422