Desafios e possibilidades para a manutenção do programa de educação pelo trabalho para a saúde (PET-Saúde Interprofissionalidade) durante a pandemia

Autores/as

  • Andressa Karkow Crivellaro Unochapecó
  • Elias Matheus Baggio Valgoi Unochapecó
  • Èliton Vitor Miranda Unochapecó
  • Nádia Kunkel Szinwelski Unochapecó
  • Cristiano Padilha Unochapecó
  • Leonardo Cé Prefeitura Municipal de Chapecó
  • Tania Inez Mariga Schaefer Prefeitura Municipal de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3420

Resumen

Introdução: A pandemia causada pelo SARS-CoV-2 colocou o mundo em isolamento social e instiga incertezas, tanto em relação às consequências da disseminação do vírus como a forma como nos relacionamos. O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET–Saúde Interprofissionalidade - 2019/2021) tem, dentre suas finalidades, formar profissionais mais aptos para o trabalho colaborativo em saúde1. Objetivos: Relatar a experiência vivenciada e refletir sobre os desafios e as possibilidades para a manutenção do Programa durante a pandemia do novo Coronavírus Metodologia: Estudo do tipo relato de experiência, de abordagem qualitativa descritiva, baseado nas percepções dos integrantes do Programa sobre o impacto da pandemia e como isso se reflete do contexto do programa. Resultados: Com a adoção das medidas de isolamento social impostas em função da pandemia, as atividades do Programa que eram presenciais e em equipe, como a participação nos grupos terapêuticos e o projeto de pesquisa com os profissionais em forma de grupo focal, foram suspensos, obrigando à readequação da forma de atuação para a esfera virtual, passando a ser conduzida através de plataformas e ferramentas digitais, como Google Meet, WhatsApp, Jamboard e Canva. Essas novas formas de abordagens no ensino-aprendizagem apresentaram algumas questões desafiadoras, entre elas: a dependência da estabilidade da rede de internet; a não visualização da linguagem corporal; e exigência de maior comprometimento e autonomia dos atores. Além disso, os recém ingressos no grupo PET, só conhecem os colegas virtualmente e não puderam vivenciar a rotina na Unidade de Saúde e as reuniões e atividades presenciais com o grupo. Também devemos considerar os impactos emocionais mediante o isolamento social. Quanto aos aspectos benéficos no ensino-aprendizado à distância, percebemos os seguintes: o desenvolvimento de novas habilidades com meios tecnológicos; maior flexibilização de horário; e o não deslocamento para as reuniões, com menor risco de exposição à violência urbana e ao trânsito. Destacamos como principais produções nesse período, a participação ativa do grupo no curso de atualização em desenvolvimento docente para a Educação Interprofissional em Saúde e a criação de materiais informativos para serem disponibilizados para os usuários via Whatsapp. Considerações finais: Frente ao atual panorama mundial, entendemos que a adaptação e flexibilização do processo de ensino-aprendizagem é necessária. Contudo, é senso comum entre o grupo, que mesmo a melhor e mais completa ferramenta digital não substitui o contato pessoal, as relações mais próximas e humanizadas, possuindo essas, maior potencial para tornar a comunicação entre os participantes do Programa PET–Saúde interprofissionalidade mais assertiva e efetiva.

Palavras-chave: Educação interprofissional. Pandemia. Saúde.

Biografía del autor/a

Andressa Karkow Crivellaro, Unochapecó

Acadêmica de Medicina. Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Elias Matheus Baggio Valgoi, Unochapecó

Acadêmico de Medicina. Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Èliton Vitor Miranda, Unochapecó

Acadêmico de Enfermagem. Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Nádia Kunkel Szinwelski, Unochapecó

Tutora coordenadora. Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Cristiano Padilha, Unochapecó

Tutor. Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Leonardo Cé, Prefeitura Municipal de Chapecó

Preceptor. Prefeitura Municipal de Chapecó. Santa Catarina. Brasil.

Tania Inez Mariga Schaefer, Prefeitura Municipal de Chapecó

Preceptora. Prefeitura Municipal de Chapecó. Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2020-12-01

Cómo citar

Crivellaro, A. K., Valgoi, E. M. B., Miranda, Èliton V., Szinwelski, N. K., Padilha, C., Cé, L., & Schaefer, T. I. M. (2020). Desafios e possibilidades para a manutenção do programa de educação pelo trabalho para a saúde (PET-Saúde Interprofissionalidade) durante a pandemia. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 43–44. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3420