PET-Saúde Interprofissionalidade

experiência de interconsultas

Autores/as

  • Andressa C. Contò Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Camila de C. Krugel Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
  • Carla Beatriz F. de Oliveira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Daniela Bruno dos Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
  • Lucas G. Cordeiro Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
  • Rhandra G. G. Maciel Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Thaylla Mwryha M. Bueno Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
  • Rodrigo G. dos Santos Almeida INISA/Enfermagem. Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3397

Resumen

Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) visa fortalecer a parceria entre o ensino e o serviço. Na sua última edição o programa traz como tema central a Interprofissionalidade, atendendo ao chamado da Organização Mundial de Saúde para implementar a educação interprofissional (EIP) como ferramenta essencial para o desenvolvimento e fortalecimento da força de trabalho na saúde, contribuindo para a redução de muitos desafios enfrentados pelos sistemas de saúde no mundo. Nesse sentido, o PET-Saúde constitui-se uma estratégia de indução de mudanças no processo de formação profissional, possibilitando a identificação de necessidades frequentes vivenciadas no serviço de saúde. A EIP ocorre quando duas ou mais profissões aprendem sobre os outros, com os outros e entre si para uma colaboração mútua e melhoria dos resultados em saúde1. Objetivo: O objetivo desse trabalho é relatar a experiência vivenciada por um grupo de acadêmicos da área da saúde, participantes do PET–Saúde Interprofissionaldiade, sobre a simulação da realização de interconsultas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a preparação para a realização de interconsultas, realizado por acadêmicos de enfermagem, fisioterapia, medicina, nutrição, psicologia e farmácia de variados semestres, juntamente com seus preceptores e tutores, durante o mês de agosto de 2019. Inicialmente, foram desenvolvidos os materiais físicos que iriam compor o prontuário interprofissional e subsidiar as consultas. Para o atendimento na atenção primária o grupo julgou necessário a elaboração de uma ficha de caracterização do sujeito, genograma, ecomapa e a classificação internacional de funcionalidade (CIF). Posteriormente os membros forma divididos em dois grupos (1 e 2). Resultados: O grupo 1 realizou a vivência de uma interconsulta através de simulação com paciente standartizado, enquanto o grupo 2 observou a condução do grupo 1. Após o atendimento todos os membros de ambos os grupos discutiram os aspectos positivos da interconsulta e os aspectos a serem melhorados sob a ótica das práticas colaborativas. O exercício dessa atividade possibilitou aos acadêmicos uma reflexão da importância e desafios do trabalho em equipe, desde a construção do prontuário interprofissional até a realização do atendimento. A dificuldade da realização da interconsulta está relacionada à complexidade dos saberes das diversas profissões em saúde, principalmente por não haver conhecimento sobre as práticas comuns e colaborativas entre os profissionais. Considerações Finais: Dessa forma, a partir da experiência do treino da interconsulta, evidencia-se a importância dos profissionais de saúde terem contato com profissões colegas e aprenderam a trabalhar em equipe, desde a graduação, para prestar um atendimento mais eficaz e de qualidade aos pacientes, principalmente no Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave: Equipe de Assistência ao Paciente. Práticas Interdisciplinares. Ensino.

Biografía del autor/a

Andressa C. Contò, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Aluna bolsista. FACFAN/Farmácia – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Camila de C. Krugel, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Aluna bolsista. INISA/Enfermagem - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Carla Beatriz F. de Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Aluna bolsista. FAODO/Odontologia - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Daniela Bruno dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Aluna voluntária. FACH/Psicologia - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil. E-mail:

Lucas G. Cordeiro, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Aluno bolsista. FACFAN/Nutrição - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Rhandra G. G. Maciel, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Aluna bolsista. INISA/Fisioterapia - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Thaylla Mwryha M. Bueno, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Aluna voluntária. INISA/Enfermagem - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Rodrigo G. dos Santos Almeida, INISA/Enfermagem. Mato Grosso do Sul.

Professor Coordenador. INISA/Enfermagem. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Publicado

2020-12-01

Cómo citar

Contò, A. C. ., Krugel, C. de C. ., Oliveira, C. B. F. de ., Santos, D. B. dos ., Cordeiro, L. G. ., Maciel, R. G. G. ., … Almeida, R. G. dos S. . (2020). PET-Saúde Interprofissionalidade: experiência de interconsultas. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 85–86. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3397