Projeto expressão
a construção interprofissional de um projeto de saúde mental para adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3391Resumen
Introdução: Por meio de atividades interdisciplinares experienciadas pelo grupo tutorial Promoção da Saúde, do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) da Universidade Federal do Paraná, em Piraquara-PR, detectou-se demanda relacionada à saúde mental de adolescentes, que foi relatada pela população, profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e profissionais da educação nas escolas estaduais da área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A partir disso foi proposto o “Projeto Expressão”, que tem como objetivo socializar conhecimentos, vivências e reflexões com os adolescentes acerca das questões psicossociais que podem influenciar sua saúde mental1. Este projeto foi construído por acadêmicos, preceptores e tutores do PET-Saúde Interprofissionalidade (dos cursos de Educação Física, Medicina e Odontologia), com o apoio da psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), e profissionais da ESF. Objetivo: Relatar a experiência interprofissional de acadêmicos na elaboração do Projeto Expressão, voltado à saúde mental de adolescentes. Metodologia: Foram realizadas reuniões com os tutores e preceptores para estruturar o processo de trabalho a ser desenvolvido com os jovens de 12 a 18 anos. Posteriormente, a psicóloga do NASF-AB, realizou considerações e auxiliou o grupo para o desenvolvimento das ações propostas. Deste modo, o projeto foi construído e apresentado à coordenação do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e do CISA (Centro de Inclusão Social do Adolescente), para análise, considerações e aprovação. Resultados: Foram elaborados seis encontros do projeto Expressão, abordando temas identificados como prioritários em relação à saúde mental do público-alvo, que foram: identidade, afetividade, autoestima, sexualidade, desconstrução de estigmas sociais, racismo estrutural e interpessoal2. Dois encontros foram efetivamente realizados, até a interrupção das atividades presenciais do PET-Saúde, devido à pandemia. O projeto ocorreu simultaneamente em dois locais do município (CRAS e CISA) e até 10 adolescentes estiveram presentes em cada encontro. As atividades visavam o engajamento ativo dos participantes nas temáticas abordadas, oportunizando a fala, a escuta ativa e o acolhimento, por meio de rodas de conversa e dinâmicas de grupo, para desenvolver autonomia no cuidado da própria saúde mental. Considerações Finais: A interprofissionalidade foi a base para o planejamento e concretização do projeto, que reuniu informações, opiniões e participações da rede de atenção à saúde, bem como oportunizou a intersetorialidade. Além disso, para o grupo PET-Saúde, configurou-se em uma experiência de trabalho coletivo e intersetorial, aprimorando habilidades interprofissionais e usufruindo das potencialidades colaborativas3 em ações aplicadas à realidade local.
Palavras-chave: Saúde mental. Saúde pública. Educação interprofissional. Estratégia Saúde da família. Saúde do adolescente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, permitindo-se a reprodução em outro periódico, se indicada a fonte. O mesmo deve ocorrer quando se quer publicar nesta revista, artigos já publicados em outras, desde que seja referenciada a origem na abertura do artigo.