Sala de espera como espaço de promoção da saúde
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3384Resumen
Introdução: A promoção de saúde consolida-se como um processo de empoderamento dos usuários, no qual estimula-se a capacitação, participação e aprendizagem, resultando em autonomia e qualidade de vida¹. A sala de espera nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), percebido como lugar e tempo ocioso, torna-se um espaço para ações de saúde coletiva, possibilitando um cuidado humanizado e integral, em sintonia com princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) de integralidade, universalidade, equidade, descentralização e a participação da população². O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), do Ministério da Saúde, contribui nessa direção ao integrar profissionais da Rede de Atenção e a Universidade nas ações de promoção da saúde. A abordagem em sala de espera emerge como uma efetiva estratégia em saúde, que potencializa a troca de conhecimentos, estimula o fortalecimento dos vínculos com a comunidade, além de auxiliar na identificação das necessidades específicas da população³. Objetivo: Relatar a experiência de um grupo do PET-Saúde em abordagens de sala de espera como mecanismo de promoção de saúde, sob ótica da interprofissionalidade. Metodologia: As atividades foram desenvolvidas por um grupo do PET-Saúde na UBS do bairro Saic, município de Chapecó-SC. As abordagens em sala de espera foram desenvolvidas no ano de 2019, relacionadas às campanhas “Setembro Amarelo”, em prevenção ao suicídio, e “Outubro Rosa”, na prevenção ao câncer de mama. As ações interprofissionais envolveram profissionais, docentes e acadêmicos dos cursos de graduação em Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Nutrição e Farmácia. Resultados: Em sintonia com os objetivos propostos pelo PET-Saúde, os participantes trabalharam em equipe, de forma interprofissional, cooperativa e colaborativa, planejando e inovando em intervenções em saúde, possibilitando um cuidado integral e articulado aos usuários. As ações na sala de espera incluíram diálogos, troca de conhecimentos e informações com a comunidade, apresentando folders referentes às temáticas do suicídio e câncer de mama disponibilizados pelo município e outros produzidos pelas acadêmicas. Um espaço, originalmente ocioso, tornou-se uma potência para a promoção da saúde. Considerações Finais: A vivência na sala de espera ampliou conceitos de humanização e integralidade na atenção primária em saúde. Percebeu-se que muitos usuários têm necessidades de informações sobre os cuidados na sua saúde, e o diálogo possibilitou acolhimento e troca de informações e experiências sobre assuntos delicados e nem sempre confortáveis de serem falados, como câncer e suicídio. O uso do espaço da sala de espera serviu para a disseminação de informações educativas em saúde, visando a efetividade da integração entre ensino-serviço-comunidade.
Palavras-chave: Educação Interprofissional. Saúde Pública. Promoção da Saúde. Integralidade em Saúde.
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