ANÁLISIS DE LA EDUCACIÓN ALIMENTARIA Y PERFIL NUTRICIONAL DE ACADEMIAS DE NUTRICIÓN EN UFAM
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2823Resumen
O ingresso de alunos na faculdade dificulta a conciliação entre os estudos e uma boa alimentação, de forma que o tempo para se alimentar fica cada vez menor. O objetivo deste estudo foi identificar o estado nutricional dos acadêmicos de nutrição no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do amazonas (ISB/UFAM), através de cálculos de índice de massa corpórea (IMC), relação cintura quadril (RCQ), parâmetro relação cintura estatura (RCE), Questionário do Recordatório 24 hora e Questionário de frequência alimentar (QFA) caracterizando-se um estudo transversal, de cunho descritivo com uma abordagem quantitativa e qualitativa. Participaram da amostra 60 alunos selecionados aleatoriamente, com grande incidência de alunos eutróficos. Em relação circunferência da Cintura identificando 18,3% da população estudada tem risco para doenças cardiovasculares e obesidade. Dentre os inquéritos a Relação Cintura – Quadril (RCQ), constatou apenas 13,3% da amostra com risco e a relação cintura–estatura foi encontrado apenas 13,3% da amostra total para doenças cardiovasculares e obesidade. Já em relação ao QFA foi encontrado baixa ingestão de alguns grupos de alimentos e no Recordatório 24 horas foram encontradas baixa ingestão de macronutrientes. Sendo assim, a alimentação dos acadêmicos de nutrição analisados foi considerada inadequada. Os resultados encontrados sugerem que o conhecimento nutricional obtidos no decorrer do curso, não é capaz de influenciar o comportamento alimentar desses acadêmicos.
Palavras-chave: Estado nutricional. Acadêmicos de nutrição. Avaliação antropométrica
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, permitindo-se a reprodução em outro periódico, se indicada a fonte. O mesmo deve ocorrer quando se quer publicar nesta revista, artigos já publicados em outras, desde que seja referenciada a origem na abertura do artigo.