Sobre la revista
Foco e Escopo
Saúde e Meio Ambiente: revista interdisciplinar para divulgação científica de produções na área de Saúde e Ciências Biológicas. Os objetivos centram-se em:
1- Publicar contribuições científicas sobre temas relevantes na área de saúde e biológicas;
2- Fortalecer o caráter interdisciplinar, intersetorial das áreas afins.
Qualis Capes (Quadriênio 2017-2020): B1
Estamos no Instagram! Siga-nos em @editoraunc
Processo de Avaliação pelos Pares
Saúde e Meio Ambiente: revista interdiciplinar contará com mecanismos de peer review, caracterizando-se como publicação acadêmica. O sistema de revisão será feito em duas fases. Primeiro, o artigo passa pela avaliação do editor ou de membro da Comissão Editorial, para emitir parecer sobre sua adequabilidade à linha editorial da Saúde e Meio Ambiente: revista interdisciplinar. Sendo recomendado para publicação, o revisor, poderá enviá-lo diretamente aos pareceristas, ou antes disso, remetê-lo ao(s) autor(es) para revisões que considerar necessárias para a continuidade do processo de avaliação.
Os pareceristas serão designados segundo o tema e o enfoque do artigo. Saúde e Meio Ambiente: revista interdisciplinar conta com um banco de pareceristas especializados na temática da saúde e meio ambiente, em áreas temáticas afins ao tema, e seu recrutamento segue a política editorial, envolvendo pesquisadores do Brasil, da América Latina e demais países.
Os artigos que sejam rejeitados em qualquer uma das duas fases não serão devolvidos aos seus autores e se procederá sua destruição.
Periodicidade
Contínua
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público. Os conteúdos da revista podem ser utilizados para fins científicos desde que o trabalho, em sua essência, não seja alterado, com crédito aos autores.
Política de Pagamento
A SMA não cobra taxas para submissão e publicação dos artigos.
Política de Plágio
A SMA utiliza a Política de varredura de Plágios para garantir que não há escrita ilícita nos artigos, bem como garantir a originalidade da escrita.
Os revisores são orientados a utilizarem meios eletrônicos para fazerem a varredura do possíveis plágios sendo indicados 4 ferramentas para tal ação: I) Plagiarisma; II) Plagtracker; III) Duplichecker; IV) Pesquisa google.
Caso seja detectado plágio o autor é imediatamente notificado e o artigo rejeitado.
Política de Licenciamento
A SMA descreve sua política de licenciamento, baseado no Guidelines on The Creative Commons. Esta revista adota a licença Atribuição- Sem Derivações CC BY-ND. Esta licença permite a redistribuição, comercial e não comercial, desde que o trabalho seja distribuído inalterado, com crédito atribuído aos autores dos artigos. Informações adicionais sobre a licença podem ser obtidas no site https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode
A SMA recomenda que :
I- Sempre que se citar fontes de informações conhecidas nos artigos, a fonte do autor deve ser citada. A citação pode ser feita de acordo com as normas vigentes Vancouver, preconizado em instruções para autores na revista.
II – Quando qualquer fonte de informações é modificada deve ser claramente identificada no corpo do texto do artigo. É necessário descrever as modificações e obter anuência por escrito do autor da obra e encaminhado para o editor da SMA em documentos suplementares. Esta orientação é válida para modificações em figuras, tabelas, ilustrações, questionários validados e itens afins.
III- Os autores são incentivados a descreverem as marcas dos instrumentos utilizados na metodologia do artigo– seja equipamentos ou softwares.
IV- Visando disponibilizar o máximo as informações para a comunidade acadêmica, o idioma do artigo submetido pode ser feito em Português ou em Inglês, de acordo com a preferência do autor. No caso do idioma inglês solicita-se o encaminhamento de uma carta que o texto foi revisado por pessoa competente no idioma devendo ser anexado nos documentos suplementares.
V- Os artigos publicados na SMA não possuem fins lucrativos, sendo um meio para divulgação de conhecimentos e informações científicas que contribuam para o desenvolvimento da ciência. Desta forma, não são aplicadas taxas para submissão e publicação dos artigos.