Divulgação de informação no eixo ensino-serviço-comunidade produzidos pelo grupo de vigilância em saúde Curitiba – Paraná
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3424Abstract
Introdução: A pandemia causada pelo novo coronavírus, implicou em suspensão das atividades presenciais na Universidade Federal do Paraná¹, como também, no PET - Saúde Interprofissionalidade em Curitiba. Entretanto, o grupo Vigilância em Saúde continuou desenvolvendo atividades baseadas no trabalho interprofissional e na prática colaborativa², pois identificou a necessidade de divulgação de informações no eixo ensino-serviço-comunidade por meio do compartilhamento de materiais respaldados cientificamente, com intuito de elucidar dúvidas da sociedade. Objetivo: Caracterizar a produção de materiais educativos relacionados à pandemia de covid19 realizadas pelo grupo Vigilância em Saúde do PET Saúde Interprofissionalidade de Curitiba. Método: Relato de experiência sobre materiais educativos produzidos entre março e julho de 2020 pela coordenadora, tutoras, preceptoras e estudantes bolsistas. O grupo é composto por enfermeiras, dentista, médica e estudantes de graduação em enfermagem, farmácia, odontologia, terapia ocupacional e medicina. Os campos de atuação são unidades básicas e distritos sanitários de saúde. Resultados: Em cinco meses foram produzidos cinco cartilhas, seis vídeos, dois folders e um cartaz. No mês de março formulou-se uma cartilha e um vídeo, sobre: o novo coronavírus e medidas de segurança para trabalhadores de saúde. Em abril produziu-se cartilha, folder e vídeo sobre o uso correto da máscara de tecido. Em maio foi feito um vídeo explicativo sobre as atividades do grupo. Em junho foram elaborados: vídeo sobre medidas de segurança nos supermercados e cartilha sobre o programa de responsabilidade sanitária e social em Curitiba. Em julho, confecção de folder sobre a classificação de risco de contaminação de acordo com a atividade local; cartilha e vídeo sobre cuidados no consultório odontológico com cartaz explicativo para os pacientes. Para a criação dos materiais foram utilizadas informações disponíveis em artigos científicos nacionais e internacionais e conteúdo disponibilizado em sites governamentais. Os materiais produzidos continham ilustrações e textos curtos, visando transmitir informações de forma simples e esclarecedora e foram divulgados nas redes sociais do grupo: Facebook, Twitter, Instagram e Whatsapp. De acordo com os registos do grupo, as informações chegaram diretamente a 528 pessoas, que, tornaram-se replicadores destas informações. Conclusão: A elaboração de materiais educativos e informes para adoção de medidas preventivas contra a Covid-19, mostrou-se um instrumento de produção de conhecimento de maneira remota que auxilia no entendimento e divulgação de informação no eixo ensino- serviço-comunidade. Por meio das atividades desenvolvidas, o PET tem alcançado a educação pelo trabalho em saúde e promovido a integração entre docentes, estudantes de graduação e profissionais da rede municipal de saúde.
Palavras-chave: Educação em Saúde. Coronavírus. Isolamento social.
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