O uso de rede social para ações multi/interprofissionais do PET-Saúde/interprofissionalidade no decorrer da pandemia da COVID-19

Authors

  • Dayanne Sampaio Antonio Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Vitória Maria Marques Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Iasmin Carolina Marchi Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Maíra Rossetto UFFS
  • Francine Cristine Garghetti Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3408

Abstract

Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde), surgiu em 2008 com o objetivo de promover e qualificar a integração ensino-serviço-comunidade. A nona edição do programa, PET-Saúde Interprofissionalidade tem como propósito de reforçar as práticas colaborativas em saúde1, em 2020, devido a pandemia do COVID-19 as ações presenciais foram suspensas e com isso começou a se utilizar as redes sociais. As redes sociais são estruturas de organização em que são compartilhadas finalidades em comum e o uso da internet pode facilitar a interação entre o usuário e as informações de saúde. É pertinente destacar que o Ministério da Saúde, pela portaria nº 467 de 2020, dispõe da Telesaúde, que expõe ser válido o uso de tecnologias da informação e comunicação para fins de suporte assistencial2. Objetivo: Relatar as experiências de petianos do PET-Saúde/Interprofissionalidade durante a pandemia do COVID-19, em relação às ações multi/interprofissionais realizadas por meio das redes sociais. Metodologia: O projeto utiliza a ferramenta Instagram como meio de inserção na comunidade para cumprimento dos objetivos propostos pelo PET-Saúde Interprofissionalidade. A conta @petsaude_intercco, é administrada por todos os integrantes ativos do projeto 140. O cronograma e os conteúdos das postagens são definidos em reuniões remotas, nas quais a divisão entre os integrantes prevê que cada acadêmico produza conteúdos específicos da sua área (medicina, enfermagem, educação física e psicologia), para posterior avaliação e contribuições de todas as áreas envolvidas no projeto. Definiu-se frequência de postagens duas vezes por semana, com temáticas intercaladas. Resultados: As postagens tiveram início em 22 de maio de 2020, apresentando o projeto, as instituições e os cursos que o compõem e os objetivos. Em seguida foi abordada a temática “Violência contra a mulher durante a pandemia” embasada em Frugoli et al3., com o objetivo de divulgar as formas de violências e informações importantes. Depois foi apresentado o tema do distanciamento social a partir de material produzido pela OMS. As últimas postagens trataram: Trabalho em casa, com dicas para melhorar o desempenho no home office; Cuidados com as doenças crônicas não transmissíveis durante a pandemia; Atividades físicas para serem realizadas em casa e a temática da ansiedade em meio a pandemia. As ações não presenciais em forma de postagens seguem em andamento. Considerações Finais: A produção das postagens iniciou baseada em uma organização multiprofissional, no entanto no decorrer das atividades foi possível discutir e refletir sobre o movimento da interprofissionalidade, necessário inclusive nas atividades remotas e no material produzido pelo projeto. Tais reflexões promoveram mudanças na organização das atividades com foco em práticas colaborativas entre todas as áreas envolvidas, promovendo oportunidades de aprender com o outro.

Palavras-chave: Educação interprofissional. Pandemia. Mídias sociais.

Author Biographies

Dayanne Sampaio Antonio, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Bolsista discente. Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) Chapecó. Santa Catarina. Brasil.

Vitória Maria Marques, Universidade Federal da Fronteira Sul

Bolsista discente. Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Santa Catarina. Brasil.

Iasmin Carolina Marchi, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bolsista discente. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Santa Catarina. Brasil.

Maíra Rossetto, UFFS

Tutora no PET. Professora de Saúde Coletiva no curso de Medicina da UFFS. Santa Catarina. Brasil.

Francine Cristine Garghetti, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Coordenadora no PET. Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) Chapecó. Santa Catarina. Brasil. 

Published

2020-12-01

How to Cite

Antonio, D. S. ., Marques, V. M. ., Marchi, I. C. ., Rossetto, M. ., & Garghetti, F. C. . (2020). O uso de rede social para ações multi/interprofissionais do PET-Saúde/interprofissionalidade no decorrer da pandemia da COVID-19. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 73–74. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3408