A promoção da saúde e a formação inicial do profissional de saúde: desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v4i1.910Palavras-chave:
Formação de recursos humanos. Ensino. Formação profissional. Interdisciplinariedade.Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a formação inicial do profissional de saúde e a necessidade da aproximação desta formação com o ideário da promoção da saúde. Busca-se apontar algumas limitaçõesdo modelo biomédicoe apresentar alguns pontos do ideário da promoção da saúde. São apresentadas e discutidas quatro estratégias que poderiam resultar em maior aproximação da formação profissional em saúde com a promoção da saúde , sendo que todas pressupõem a adoção de uma visão ampliada de saúde, a saber: necessidade de convencer e instrumentalizar professores, estudantes, trabalhadores e usuários para novas possibilidades pedagógicas e para a necessidade do trabalho interprofissional; garantir que aconteçam atividades de integração entre estudantes de diferentes áreas do conhecimento ao longo do curso de formação inicial;buscar uma maior articulação ensino e serviço desde o início do curso; e buscar desenvolver em todos os atores envolvidos a habilidade comunicativa, que é fundamental para o trabalho em equipe. Certamente, outras estratégias poderiam ser discutidas, mas acredita-se que a formação inicial dos cursos da área da saúdeteriam importantes avanços se estas estratégias fossem efetivadas.Downloads
Publicado
2015-07-06
Como Citar
Loch, M. R. (2015). A promoção da saúde e a formação inicial do profissional de saúde: desafios e possibilidades. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 4(1), 3–16. https://doi.org/10.24302/sma.v4i1.910
Edição
Seção
Artigos