Dimensões biopsicossociais na rotina escolar de crianças e adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade durante a pandemia de COVID-19

um estudo no município de Cascavel/PR, Região Sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v12.4764

Resumo

Introdução: O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que afeta a atenção, o controle de impulsos e o comportamento motor dos indivíduos diagnosticados. A pandemia da Covid-19 influenciou as dimensões biopsicossociais dos indivíduos com TDAH. A compreensão das interferências nos diferentes aspectos desse transtorno torna-se relevante para oferecer qualidade de vida, manejo clínico e escolar adequado aos diagnosticados com TDAH. Objetivo: Descrever a rotina escolar e os principais fatores biopsicossociais enfrentados por crianças e adolescentes com TDAH durante a pandemia de Covid-19. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu entre os meses de janeiro e agosto de 2022, no município de Cascavel/PR, localizado na região Sul do Brasil. A amostra do estudo foi composta por três grupos: mães, professores e equipe pedagógica que conviveram com crianças e adolescentes diagnosticados com TDAH. Resultados: Os resultados evidenciaram que a pandemia de Covid-19 afetou a rotina escolar e as dimensões biopsicossociais dos pesquisados com TDAH. Os impactos incluem fatores biológicos, como sedentarismo, obesidade e suspensão de medicação sem orientação médica; psicológicos, como depressão e desgaste emocional familiar; fatores sociais, como o fechamento de escolas, interrupção de consultas e lazer ao ar livre. Conclusão: A categorização dos dados em fatores psicológicos, sociais e biológicos, permitiu uma análise das dimensões dos fenômenos, em relação à funcionalidade humana e aos contextos subjacentes dos conteúdos produzidos pelos participantes. Demonstrando a importância de políticas públicas multidisciplinares e suporte adequado para crianças e adolescentes com TDAH, especialmente em crises adversas.

Palavras-chave: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; Modelos Biopsicossociais; Distanciamento social; Saúde mental.

Biografia do Autor

Maycon Hoffmann Cheffer , Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. Docente Adjunto no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz, Cascavel, Paraná, Brasil.

Luana Patricia Weizemann, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Discente de enfermagem. Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG). Cascavel. Paraná. Brasil.

Jessika Francis Melo Queiroz , Universidade Potiguar/Ecossistema Ânima

Mestre em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Universidade Potiguar/Ecossistema Ânima. Natal. Rio Grande do Norte. Brasil.

Claudia Aparecida Godoy Rocha , Centro de Ensino

Pós-graduação Cardiologia e Hemodinâmica. Centro de Ensino. Goiânia. Goiás. Brasil.

Elenice de Fatima Souza Capelario, Centro Universitário UniBrasil

Discente de odontologia. Centro Universitário UniBrasil. Curitiba. Paraná. Brasil.

Ieda Harumi Higarashi, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Brasil. Docente Adjunta da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Cheffer , M. H. ., Weizemann, L. P. ., Queiroz , J. F. M., Rocha , C. A. G. ., Capelario, E. de F. S., & Higarashi, I. H. . (2023). Dimensões biopsicossociais na rotina escolar de crianças e adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade durante a pandemia de COVID-19: um estudo no município de Cascavel/PR, Região Sul do Brasil. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 12, 139–153. https://doi.org/10.24302/sma.v12.4764

Edição

Seção

Artigos