Tendência de internações por neoplasias entre crianças e adolescentes (0 a 19 anos) nas macrorregiões de Santa Catarina (2011-2020)
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v12.3956Resumo
Introdução: no âmbito da saúde pública, o monitoramento de indicadores de morbidade contribuem para compreensão do perfil epidemiológico e da necessidade de políticas públicas. Objetivo: identificar a tendência de internações por neoplasia entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos de acordo com as macrorregiões de saúde do estado de Santa Catarina, Brasil. Método: trata-se de um estudo ecológico realizado a partir de dados de internação obtidos mediante acesso ao Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, considerando como período 2011 a 2020. Resultados: os dados de 27.217 internações foram analisados. Em todas as macrorregiões houve aumento nas internações entre 2011 e 2020, com destaque para Alto Vale do Itajaí, com 96,8% de aumento. Predominaram as internações de crianças com 1 a 4 anos de idade (25,6%), do sexo masculino (56,1%) e raça / cor branca (93,7%). A leucemia foi a principal causa de internação (32,6% do total de internações). Conclusão: o número de internações aumentou entre os anos de 2011 e 2020, apontando para a necessidade de políticas públicas voltadas à promoção da saúde infanto-juvenil e fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde para assistência dessa população.
Palavras-chave: Neoplasias; Hospitalização; Saúde Infantil; Criança. Adolescente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License. Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, permitindo-se a reprodução em outro periódico, se indicada a fonte. O mesmo deve ocorrer quando se quer publicar nesta revista, artigos já publicados em outras, desde que seja referenciada a origem na abertura do artigo.