Desenvolvimento e utilização de recursos educacionais abertos no grupo PET Saúde/ Interprofissionalidade - Redes de atenção da UFPR
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3422Resumo
Introdução: Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são definidos como materiais de ensino, pesquisa e extensão, publicados sob licença aberta ou em domínio público. Por isso, são caracterizados como um bem comum, com pouca ou nenhuma limitação de direito autoral. Visam promover a equidade na educação, tornando-a inclusiva e de qualidade, mediante colaboração e compartilhamento de conhecimento de forma gratuita1. Objetivo: relatar a experiência da criação de dois materiais educativos publicados como Recursos Educacionais Abertos no Repositório Digital da Universidade Federal do Paraná. Metodologia: trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva. Resultados: Os REAs foram desenvolvidos nos meses de abril e junho de 2020 e orientados pelos princípios de colaboração e interatividade dos meios digitais. O primeiro REA, elaborado em formato de cartilha e intitulado “Manual de Tubos de Coleta de Sangue”, foi criado como proposta de intervenção em um dos equipamentos de saúde do município de Curitiba em que se desenvolvem atividades de preceptoria do grupo PET Saúde/Interprofissionalidade – Rede de Atenção. Esse REA contempla os principais tubos de coleta de sangue utilizados na rotina ambulatorial, abordando a finalidade e importância de cada um, para garantir a viabilidade das amostras e a qualidade dos resultados laboratoriais. Esse material atingiu, até agosto de 2020, 161 visualizações, sendo 70% (112) delas de alcance internacional2. O segundo REA, em formato de cartilha, “Diagnóstico Laboratorial do Coronavírus (Sars-Cov-2) (agente etiológico da COVID-19)”, mostra os princípios, vantagens e as principais diferenças entre os dois principais métodos laboratoriais utilizados para o diagnóstico da COVID-19: o teste molecular (RT-PCR em tempo real) e o teste sorológico (teste rápido). Com impacto semelhante, tal publicação obteve 179 visualizações, sendo a maioria delas 84% (150) realizadas em outros países3. Esse material objetiva oferecer suporte a acadêmicos, profissionais de saúde e à comunidade externa sobre temática relevante da atualidade. Considerações Finais: A utilização da modalidade de Educação Aberta apresenta vantagens como, o custo reduzido, promoção da ampliação do acesso à educação e o alcance global das publicações, conforme foi observado nos REA produzidos e disponibilizados pela equipe do PET Redes de Atenção da UFPR. Dessa forma, além de priorizar a difusão do conhecimento produzido em suas atividades, a equipe buscou novas maneiras de contribuir para o debate e intercâmbio entre diferentes teias da produção científica.
Palavras-chave: Educação Continuada. Educação Interprofissional. Materiais de Ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License. Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, permitindo-se a reprodução em outro periódico, se indicada a fonte. O mesmo deve ocorrer quando se quer publicar nesta revista, artigos já publicados em outras, desde que seja referenciada a origem na abertura do artigo.