Formação docente para educação interprofissional em saúde (EIP) da teoria a prática no âmbito SUS
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3419Resumo
Introdução: No contexto atual, é cada vez mais necessário que pensamos na formação docente interprofissional, para a relevância do trabalho em equipe, práticas colaborativas, na atenção centrada na pessoa sob cuidado, para melhorar a resolutividade das demandas e a qualidade dos serviços de saúde³. Isso poderá se tornar realidade se os profissionais de saúde em formação ou na educação permanente forem preparados para trabalhar nesta perspectiva². O processo de formação tem um papel importante no desenvolvimento de competências dos futuros profissionais de saúde, para que possam melhorar a dinâmica do trabalho em saúde, valorizando a colaboração entre os diferentes profissionais¹. Assim, a EIP é complementar à educação uniprofissional e/ou multiprofissional, no desenvolvimento de atividades curriculares planejadas, isto é, que compõem o currículo dos cursos da saúde. Desta forma, a educação uni e multiprofissional precisa ser revista a partir de uma perspectiva interprofissional para melhorar a prática colaborativa no trabalho em equipe de saúde³. Objetivo: Experimentar os caminhos e propor iniciativas de formação docente para atuar no Ensino interprofissional em saúde no âmbito SUS. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura explorativa seguindo os requisitos no contexto desta atualidade, no período de julho a agosto do ano vigente, foram encontrados 12 trabalhos em cada base de dados dentre elas: LILACS, PUBMED, BIREME, SCIELO, foram excluídos 45 artigos, utilizamos a estratégia para a análise e seleção dos dados em consonância com a temática, utilizando os descritores: Formação docente; Interprofissionalidade; Profissionais, SUS. Aplicado na construção do trabalho. Resultados: A EIP insere-se como uma proposta de mudanças para formação docente no âmbito SUS¹. Esta estratégia procura dar respostas ao fato de que a formação dos profissionais da saúde no Brasil, ao longo do tempo, embasou-se em saberes cada vez mais especializados, distantes de uma prática que privilegie a construção de conhecimentos partilhados coletivamente³. Considerações Finais: Ao pensar nesta formação deve contribuir para o desenvolvimento de profissionais preparados para atuar em consonância com os princípios e as diretrizes do SUS em prol de um sistema de saúde público, universal e equânime, tudo isso começa a fazer sentido³. Portanto, se impõe a necessidade da implementação de propostas inovadoras que se proponham a transformar o cenário formativo e compreender os pressupostos teóricos metodológicos que sustentam as possibilidades de mudanças e a formação dos futuros profissionais que irão atuar na gestão, ensino e assistência na relevância da formação (EIP) dentro da perspectiva da interporfissionalidade.
Palavras-chave: Formação docente. Interprofissionalidade. Profissionais. SUS
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