O uso de rede social para ações multi/interprofissionais do PET-Saúde/interprofissionalidade no decorrer da pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3408Resumo
Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde), surgiu em 2008 com o objetivo de promover e qualificar a integração ensino-serviço-comunidade. A nona edição do programa, PET-Saúde Interprofissionalidade tem como propósito de reforçar as práticas colaborativas em saúde1, em 2020, devido a pandemia do COVID-19 as ações presenciais foram suspensas e com isso começou a se utilizar as redes sociais. As redes sociais são estruturas de organização em que são compartilhadas finalidades em comum e o uso da internet pode facilitar a interação entre o usuário e as informações de saúde. É pertinente destacar que o Ministério da Saúde, pela portaria nº 467 de 2020, dispõe da Telesaúde, que expõe ser válido o uso de tecnologias da informação e comunicação para fins de suporte assistencial2. Objetivo: Relatar as experiências de petianos do PET-Saúde/Interprofissionalidade durante a pandemia do COVID-19, em relação às ações multi/interprofissionais realizadas por meio das redes sociais. Metodologia: O projeto utiliza a ferramenta Instagram como meio de inserção na comunidade para cumprimento dos objetivos propostos pelo PET-Saúde Interprofissionalidade. A conta @petsaude_intercco, é administrada por todos os integrantes ativos do projeto 140. O cronograma e os conteúdos das postagens são definidos em reuniões remotas, nas quais a divisão entre os integrantes prevê que cada acadêmico produza conteúdos específicos da sua área (medicina, enfermagem, educação física e psicologia), para posterior avaliação e contribuições de todas as áreas envolvidas no projeto. Definiu-se frequência de postagens duas vezes por semana, com temáticas intercaladas. Resultados: As postagens tiveram início em 22 de maio de 2020, apresentando o projeto, as instituições e os cursos que o compõem e os objetivos. Em seguida foi abordada a temática “Violência contra a mulher durante a pandemia” embasada em Frugoli et al3., com o objetivo de divulgar as formas de violências e informações importantes. Depois foi apresentado o tema do distanciamento social a partir de material produzido pela OMS. As últimas postagens trataram: Trabalho em casa, com dicas para melhorar o desempenho no home office; Cuidados com as doenças crônicas não transmissíveis durante a pandemia; Atividades físicas para serem realizadas em casa e a temática da ansiedade em meio a pandemia. As ações não presenciais em forma de postagens seguem em andamento. Considerações Finais: A produção das postagens iniciou baseada em uma organização multiprofissional, no entanto no decorrer das atividades foi possível discutir e refletir sobre o movimento da interprofissionalidade, necessário inclusive nas atividades remotas e no material produzido pelo projeto. Tais reflexões promoveram mudanças na organização das atividades com foco em práticas colaborativas entre todas as áreas envolvidas, promovendo oportunidades de aprender com o outro.
Palavras-chave: Educação interprofissional. Pandemia. Mídias sociais.
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