Participação de estudantes no Pet-Saúde Interprofissionalidade

Autores

  • Bernarda Cesira Cassaro Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Viridiane K. Carabialle Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Maurício Lanzini Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Franklin de Almeida Cipolato Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Graciela Soares Fonseca Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3405

Resumo

Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho (PET/SAÚDE -Interprofissionalidade) surge como uma estratégia capaz de contribuir para melhor articulação entre a academia e os serviços de saúde. Objetivo: Relatar as percepções de acadêmicos sobre as contribuições da inserção no PET/SAÚDE - Interprofissionalidade para a formação profissional. Metodologia: trata-se de um relato de experiência dos acadêmicos que compõem o projeto e são alunos dos cursos de graduação em Enfermagem pela UDESC, Educação Física e Psicologia pela UNOESC, Enfermagem e Medicina pela UFFS, coordenados por uma Docente do curso de medicina. Resultados: as ações e encontros do PET proporcionam um ambiente de construção e desenvolvimento de competências voltadas para o trabalho interprofissional em saúde. Os acadêmicos envolvidos relatam a importância da participação no Programa para a ampliação de seu olhar de saúde, na aproximação e integração com diferentes áreas durante a graduação. Quando o estudante é inserido no processo de trabalho, passa a compreender o fluxo de trabalho no SUS e visualiza o funcionamento dos serviços de saúde, ampliando o campo de visão e complementando o aprendizado. No que corresponde a expansão de cenários de aprendizado, o programa oportuniza experiências em diversos eventos científicos, como instrumentos de fomento formativo. Quanto a ampliação dos campos de saberes voltados para a gestão em saúde, os participantes levam para dentro da sala de aula informações e conceitos trabalhados e desenvolvidos no programa, fornecendo subsídios para a construção do saber baseado em vivências e instigando os demais acadêmicos acerca da temática. Abre-se um parênteses para as fragilidades, dando ênfase ao tempo reduzido para os encontros em grupo e o número de vagas para participar do programa, o que acaba por privilegiar determinados perfis do corpo discente das IES. Considerações Finais: A participação no PET-Saúde/Interprofissionalidade modifica e enriquece o olhar dos acadêmicos acerca da prática profissional. Sua prática contribui para a otimização do processo de aprendizagem e para a formação de indivíduos autônomos, críticos e capazes de desenvolverem relações interprofissionais. As reflexões trazidas pelo programa rompem os muros da Universidade, difundindo a saúde pública no Brasil. Educar e formar a partir da interprofissionalidade é a principal ferramenta para o fortalecimento do SUS.

Palavras-chave: Educação Interprofissional. Saúde Pública. Formação Profissional.

Biografia do Autor

Bernarda Cesira Cassaro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Estudante Voluntário. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Campus CEO, Chapecó. Santa Catarina. Brasil.

Viridiane K. Carabialle, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Estudante Bolsista. Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Campus Chapecó. Santa Catarina. Brasil.

Maurício Lanzini, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Estudante Voluntário. Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Santa Catarina. Brasil.

Franklin de Almeida Cipolato, Universidade do Estado de Santa Catarina

Estudante Voluntário. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Campus CEO, Chapecó. Santa Catarina. Brasil.

Graciela Soares Fonseca, Universidade Federal da Fronteira Sul

Coordenador de grupo. Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Santa Catarina. Brasil.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Cassaro, B. C. ., Carabialle, V. K. ., Lanzini, M. ., Cipolato, F. de A. ., & Fonseca, G. S. . (2020). Participação de estudantes no Pet-Saúde Interprofissionalidade. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 77–78. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3405