Aplicação da metodologia da problematização com arco de Maguerez na formação interprofissional por meio de tecnologias de informação
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3398Resumo
Introdução: Devido ao cenário atual de pandemia de COVID-19, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde/Interprofissionalidade) adaptou suas atividades por meio do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), visando a não interrupção das discussões voltadas para a Educação Interprofissional (EIP) e as Práticas Interprofissionais Colaborativas (PIC). Objetivo: Relatar as experiências dos acadêmicos da área de saúde, membros do PET, em uma atividade de simulação de atendimento interprofissional. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos da área de saúde, na construção de um caso a partir de discussões envolvendo um dos grupos PET Saúde. O caso foi exposto e debatido em uma reunião síncrona por Google Meet com a participação de todos membros do PET-Saúde/Interprofissionalidade de Três Lagoas/MS. Em seguida, foi analisado com a aplicação da metodologia de problematização com Arco de Maguerez por meio de TIC. A atividade de simulação utilizou como base a Teoria Construtivista de Jean Piaget, e como método norteador a Aprendizagem Baseada em Problema (ABP). Resultados: A equipe propôs um caso simulado de atendimento a um imigrante haitiano, o qual envolveu em sua discussão questões de fertilidade, interprofissionalidade e culturalidade1. Por meio do Arco de Charles Maguerez buscou-se a problematização do caso, de maneira crítica e reflexiva, desenvolvidas em cinco etapas: observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação da realidade2. Essa ferramenta permite que por meio de análise sob múltiplas perspectivas, o acadêmico consiga extrair e reconhecer os problemas existentes, e assim buscar soluções. Dessa forma, a observação ativa da realidade permitiu que os discentes pudessem analisar o caso simulado de forma semelhante ao que acontece na prática acadêmica, e a observação dos pontos chaves promoveu a aplicação da interprofissionalidade no contexto do atendimento ao paciente, observando as vulnerabilidades da atenção à saúde e promovendo uma integração entre os profissionais de saúde. Já a teorização foi realizada com todo o grupo do PET-Saúde Interprofissionalidade, de forma que a problematização fosse estendida a todos os indivíduos inseridos no Programa, a fim de tornar as hipóteses de solução mais claras. Sendo assim, a aplicação à realidade se tornará mais efetiva, de forma que a simulação de caso possa servir de base para a tomada de decisões referentes ao cuidado dos pacientes posteriormente. Considerações Finais: Conclui-se que o uso dessas metodologias na construção do conhecimento, por meio das TICs, revela-se como uma estratégia pedagógica eficiente e facilitadora do processo ensino- aprendizagem sobre a EIP e a PIC.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas. Educação Interprofissional. Educação a Distância. Tecnologia da Informação. COVID-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License. Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, permitindo-se a reprodução em outro periódico, se indicada a fonte. O mesmo deve ocorrer quando se quer publicar nesta revista, artigos já publicados em outras, desde que seja referenciada a origem na abertura do artigo.