Aplicação da metodologia da problematização com arco de Maguerez na formação interprofissional por meio de tecnologias de informação

Autores

  • Ana Maria Farias Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Giulia Rita Barbosa Scorsin Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Merillyn Anne de Oliveira Ferro Ravaze Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rayanne Souza Donato Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Liliane Patricia Plentz aculdades Integradas de Três Lagoas- AEMS
  • Tatiana Carvalho Reis Martins Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Juliana Dias Reis Pessalacia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3398

Resumo

Introdução: Devido ao cenário atual de pandemia de COVID-19, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde/Interprofissionalidade) adaptou suas atividades por meio do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), visando a não interrupção das discussões voltadas para a Educação Interprofissional (EIP) e as Práticas Interprofissionais Colaborativas (PIC). Objetivo: Relatar as experiências dos acadêmicos da área de saúde, membros do PET, em uma atividade de simulação de atendimento interprofissional. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos da área de saúde, na construção de um caso a partir de discussões envolvendo um dos grupos PET Saúde. O caso foi exposto e debatido em uma reunião síncrona por Google Meet com a participação de todos membros do PET-Saúde/Interprofissionalidade de Três Lagoas/MS. Em seguida, foi analisado com a aplicação da metodologia de problematização com Arco de Maguerez por meio de TIC. A atividade de simulação utilizou como base a Teoria Construtivista de Jean Piaget, e como método norteador a Aprendizagem Baseada em Problema (ABP). Resultados: A equipe propôs um caso simulado de atendimento a um imigrante haitiano, o qual envolveu em sua discussão questões de fertilidade, interprofissionalidade e culturalidade1. Por meio do Arco de Charles Maguerez buscou-se a problematização do caso, de maneira crítica e reflexiva, desenvolvidas em cinco etapas: observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação da realidade2. Essa ferramenta permite que por meio de análise sob múltiplas perspectivas, o acadêmico consiga extrair e reconhecer os problemas existentes, e assim buscar soluções. Dessa forma, a observação ativa da realidade permitiu que os discentes pudessem analisar o caso simulado de forma semelhante ao que acontece na prática acadêmica, e a observação dos pontos chaves promoveu a aplicação da interprofissionalidade no contexto do atendimento ao paciente, observando as vulnerabilidades da atenção à saúde e promovendo uma integração entre os profissionais de saúde. Já a teorização foi realizada com todo o grupo do PET-Saúde Interprofissionalidade, de forma que a problematização fosse estendida a todos os indivíduos inseridos no Programa, a fim de tornar as hipóteses de solução mais claras. Sendo assim, a aplicação à realidade se tornará mais efetiva, de forma que a simulação de caso possa servir de base para a tomada de decisões referentes ao cuidado dos pacientes posteriormente. Considerações Finais: Conclui-se que o uso dessas metodologias na construção do conhecimento, por meio das TICs, revela-se como uma estratégia pedagógica eficiente e facilitadora do processo ensino- aprendizagem sobre a EIP e a PIC.

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas. Educação Interprofissional. Educação a Distância. Tecnologia da Informação. COVID-19.

Biografia do Autor

Ana Maria Farias Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Aluna voluntária. Graduanda em medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Giulia Rita Barbosa Scorsin, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Aluna bolsista. Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Merillyn Anne de Oliveira Ferro Ravaze, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Aluna bolsista. Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Rayanne Souza Donato, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Aluna voluntária. Graduanda em medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Liliane Patricia Plentz, aculdades Integradas de Três Lagoas- AEMS

Tutora. Faculdades Integradas de Três Lagoas- AEMS. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Tatiana Carvalho Reis Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Tutora. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Juliana Dias Reis Pessalacia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Tutora. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Ribeiro, A. M. F., Scorsin, G. R. B., Ravaze, M. A. de O. F., Donato, R. S., Plentz, L. P., Martins, T. C. R., & Pessalacia, J. D. R. (2020). Aplicação da metodologia da problematização com arco de Maguerez na formação interprofissional por meio de tecnologias de informação. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 25–26. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3398