Compreensões dos egressos dos cursos técnicos de nível médio em Minas Gerais acerca da formação e inserção no mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.24302/prof.v10.4937Resumen
Este estudo tem como objetivo analisar a formação e a inserção profissional no mercado de trabalho dos egressos de cursos técnicos de nível médio no Estado de Minas Gerais a partir das suas compreensões. Na primeira fase da pesquisa, foi aplicado um questionário eletrônico, semiestruturado, com 20 egressos, de 5 cidades distintas. Na segunda fase da pesquisa, foram realizadas entrevistas, semiestruturadas, por vídeo videoconferência, com 8 egressos, de 3 cidades distintas. Ambos, egressos, desta pesquisa são concluintes de cursos presenciais da EPTNM do estado de Minas Gerais, entre os anos de 2015 a 2019. A metodologia utilizada neste estudo é qualitativa, de caráter exploratório, a partir das pesquisas bibliográfica, documental e de dados estatísticos. Para a análise dos dados obtidos, recorreu-se à análise de conteúdo. A problemática da pesquisa foi: um ensino técnico – atrelado aos dados estatísticos do INEP e em conjunto com pesquisas qualitativas que analisam a formação e a inserção no mercado de trabalho dos egressos técnicos de nível médio – pode contribuir de que forma para a melhoria da formação técnica e do acesso dos jovens ao mercado de trabalho? Os resultados descobertos revelam o que o ensino técnico, em conjunto com políticas públicas que promovam a equidade, a uma formação integral emancipatória, possa possibilitar uma maior inserção ao mercado de trabalho dos futuros egressos de nível técnico. Entretanto, a limitações que devem ser observadas, uma delas é que os estudantes técnicos de nível médio, no seu processo de formação, possam, não apenas associar a formação técnica ao emprego imediato, mas, buscando nas condições existentes a oportunidade de trabalho digno, que muitas vezes, exige um grau mais elevado de escolaridade.
Palavras-chave: egressos; educação profissional técnica de nível médio; formação técnica; inserção no mercado de trabalho.
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