Educação e cidadania
reflexões a partir de experiências formativas com crianças e jovens
DOI:
https://doi.org/10.24302/prof.v10.4909Resumen
A formação para a participação política é fundamental para a consolidação da sociedade democrática. Os valores, noções e atitudes são provenientes da socialização em espaços escolares e não escolares, sendo importante ações efetivas de construção de sujeitos politicamente sofisticados. Este artigo explora resultados de pesquisas desenvolvidas em cursos de mestrado (profissional e acadêmico), organizadas a partir da preocupação em compreender a dinâmica formativa de crianças e jovens em relação à cidadania. O foco analítico são dois estudos de caso em que as práticas escolares no ensino fundamental e um projeto do poder legislativo municipal são examinados a partir de referenciais do campo das ciências humanas. As experiências analisadas sugerem a importância de espaços de socialização política das novas gerações, articulando as dimensões da política e da cidadania em contexto democrático.
Palavras-chave: cidadania; socialização política; democracia.
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