Representações do cânone literário brasileiro na revista Quatro Cinco Um

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v10.4827

Resumen

Este artigo analisa uma seleção de textos publicados na revista brasileira Quatro Cinco Um entre 2017 e 2021, tratando-se de um dos principais periódicos em circulação no país dedicado à resenha de livros. A pesquisa exploratória partiu das capas da revista, onde foi percebida uma presença recorrente de representações do cânone literário brasileiro. Levantou-se a hipótese de uma possível divergência entre tais representações e o perfil editorial da revista, visto que a relação de cânones e clássicos com a atualidade é muito distinta daquela praticada pelo jornalismo cultural da revista, fortemente ligado aos lançamentos do mercado editorial e, nesse sentido, com ares de novidade e/ou transgressão. A análise de 14 produções selecionadas foi feita a partir da definição de três eixos de análise, tendo em vista os conceitos de sacralização e profanação de Giorgio Agamben. Apesar da diversidade nos modos de construir as narrativas, atrelando obras a questões contemporâneas, chegou-se à conclusão de que há predominância da sacralização na revista, mantendo os cânones em seu lugar de destaque, sem grandes críticas ou inovações em suas representações.

Palavras-chave: Cânone literário; Resenha Literária; Jornalismo cultural; Revista Quatro Cinco Um; Mercado editorial.

Biografía del autor/a

Kaio Moreira Veloso, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestrando em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Graduado em Jornalismo pela mesma instituição. Mariana, MG, Brasil.

Frederico de Mello Brandão Tavares, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com Pós-Doutorado em Humanidades y Ciencias Sociales pela Universidade Nacional de La Plata (UNLP, Argentina). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Mariana, MG, Brasil.

Publicado

2023-07-31

Cómo citar

Veloso, K. M., & Tavares, F. de M. B. (2023). Representações do cânone literário brasileiro na revista Quatro Cinco Um. Profanações, 10, 244–274. https://doi.org/10.24302/prof.v10.4827

Número

Sección

Artigos