O Partido Republicano Liberal do Paraná em 1913

oposição política no Estado do Paraná nos tempos do coronelismo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v10.4795

Resumen

No ano de 1913, foi constituído o Partido Republicano Liberal, com objetivo de apoiar a desejada campanha de Ruy Barbosa em 1914 pela presidência do Brasil e atuar como um partido capaz de se opor ao predomínio dos diretórios do partido situacionista nas escala local, estadual e nacional. No contexto político da República Velha brasileira que era dominada pelo coronelismo através do controle dos mecanismos de negociação, coerção e perpetuação política, o PRL propunha ser uma oposição progressista para a política nacional e local. Contudo, o PRL se esvaziou antes mesmo da disputa presidencial de 1914, enfraquecido pelas disputas políticas em seus diretórios e a derrota nas eleições para as Assembleias Estaduais em 1913. Esse artigo estuda, a partir das representações publicadas pela imprensa nacional, estadual e local, os discursos produzidas pelo PRL e as dificuldades, desabafos e dissidências que ocorreram durante a trajetória dos diretórios do PRL, que levaram ao enfraquecimento do partido e resultaram na sua derrota e extinção.

Palavras-chave: história da política; Partido Republicano Liberal; Paraná; Ponta Grossa.

Biografía del autor/a

Isaias Holowate, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorando em História pela Universidade Estadual do Paraná. Mestre em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Publicado

2023-10-31

Cómo citar

Holowate, I. (2023). O Partido Republicano Liberal do Paraná em 1913: oposição política no Estado do Paraná nos tempos do coronelismo . Profanações, 10, 391–420. https://doi.org/10.24302/prof.v10.4795

Número

Sección

Artigos