O ensino superior no município de Canoinhas

um estudo do período compreendido entre 1990 a 1999

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v8.3504

Resumen

Este artigo resulta de pesquisa cujo objetivo foi investigar o percurso histórico de implantação da educação superior no município de Canoinhas no período compreendido entre 1990 e 1999 e as contribuições para o desenvolvimento regional. Utilizou-se da pesquisa documental. A principal fonte da pesquisa documental foi o Jornal Correio do Norte. Justificou-se o estudo pela comemoração do cinquentenário da Instituição no município de Canoinhas. As principais ações recaíram em programas de extensão e pesquisa, qualificando assim o ensino dos acadêmicos e consolidando o verdadeiro espirito de uma Universidade que se estrutura no tripé: ensino, pesquisa e extensão, como fomentadora do desenvolvimento regional.

Palavras-chave: Universidade do Contestado. Educação Superior, município de Canoinhas, desenvolvimento regional.

Biografía del autor/a

Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuação profissional: Professor efetivo do quadro do magistério público estadual. No ensino superior é docente credenciado pela Universidade do Contestado (UnC) como docente nos cursos de graduação. Integrante do corpo docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional como responsável pelas disciplinas ‘Universidade e Desenvolvimento Regional’ e Políticas Educacionais e Desenvolvimento Regional’. Integra o banco de avaliadores do MEC/INEP e do CEE/SC. Líder do grupo de pesquisa ‘Educação, Política e Sociedade’ e membro do grupo de pesquisa ´Desenvolvimento Regional´.

Luiz Antonio Pacheco, Universidade do Contestado (UnC)

Bolsista, Graduando em Direito, Universidade do Contestado. Três Barras. Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2021-04-27

Cómo citar

Gumbowsky, A., & Pacheco, L. A. . (2021). O ensino superior no município de Canoinhas: um estudo do período compreendido entre 1990 a 1999. Profanações, 8, 66–79. https://doi.org/10.24302/prof.v8.3504

Número

Sección

Artigos