Inovação pedagógica

representações sociais de professores de pedagogia

Autores/as

  • Silvio Duarte Domingos Universidade Estácio de Sá, Unesa
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon Universidade Estácio de Sá, Unesa; Centro Universitário do Sul de Minas http://orcid.org/0000-0003-2835-6554
  • Monica Rabello de Castro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7iesp.2.3030

Resumen

No Brasil, diversas propostas políticas visam promover mudanças educacionais nas escolas e universidades, por meio da inovação. As recentes investigações sobre o tema apontam à centralidade do papel dos profissionais envolvidos com o processo inovador. Considerando a relevância dessa temática para a Educação brasileira, torna-se necessário investigar as concepções dos docentes que formam pedagogos. Assim, este artigo, teve como objetivo conhecer os processos de objetivação e de ancoragem das representações sociais de inovação pedagógica por professores de Pedagogia. Contou-se com a participação de 20 docentes de uma universidade privada, na cidade do Rio de Janeiro. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, adotando a Teoria das Representações Sociais como arcabouço teórico-metodológico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo analisados conforme a Análise de Conteúdo, apoiada no software IRaMuTeQ. Os resultados revelam que as representações sociais dos professores de Pedagogia se objetivam em “metodologias ativas” e “didática diferente” e se ancoram na sua “vivência profissional”. Conclui-se que os sujeitos percebem que a didática precisa ser diferente da pedagogia tradicional, que, para eles, seria possibilitado por meio de metodologias centradas nos alunos. Contudo, não há menção ao modo como o aluno aprende, que é pilar nas teorias que esses profissionais trazem em seus argumentos.

Palavras-chave: Formação de Professores. Representações Sociais. Metodologias ativas. Inovação Pedagógica.

Biografía del autor/a

Silvio Duarte Domingos, Universidade Estácio de Sá, Unesa

Doutorando em Educação. Universidade Estácio de Sá, UNESA. Rio de Janeiro. Brasil. 

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá, Unesa; Centro Universitário do Sul de Minas

Doutora em Psicologia na Université de Toulouse II (Le Mirail), Professora de pós-graduação no Mestrado em Desenvolvimento Humano (UNITAU) e no mestrado e doutorado em Educação (UNESA-RJ). Professora colaboradora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG). Minas Gerais. Brasil.

Monica Rabello de Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Psicologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro. Brasil.

Publicado

2020-11-12

Cómo citar

Domingos, S. D., Chamon, E. M. Q. de O., & Castro, M. R. de. (2020). Inovação pedagógica: representações sociais de professores de pedagogia. Profanações, 7(esp.2), 102–122. https://doi.org/10.24302/prof.v7iesp.2.3030