A dialética entre produção e consumo, à luz dos conceitos da cultura e da edeologia, objetivando interpretar propagandas

Autores/as

  • Fábio Carlos Rodrigues Alves Uniara - Universidade de Araraquara
  • Dulce Consuelo Andreatta Whitaker Universidade de Araraquara - Uniara

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v3i2.1266

Palabras clave:

Produção. Consumo. Televisão. Propagandas.

Resumen

O objetivo do presente texto é buscar entender as estratégias que a propaganda televisiva utiliza na mente dos consumidores e como isso reflete no modo de consumo. Não há o objetivo de criticar o consumo, tampouco desferir críticas aos publicitários e suas criações. O presente estudo é alicerçado no binômio produção e consumo e tendo como referencial teórico a cultura e a ideologia, levando em consideração aspectos como: sociedade de consumo; produtos de qualidade; marketing e propaganda televisiva, de alto nível.

Biografía del autor/a

Fábio Carlos Rodrigues Alves, Uniara - Universidade de Araraquara

Bacharel em Direito - Advogado. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara - Uniara, Doutorando em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente pela Uniara - Universidade de Araraquara. O PPG em Desenvolvimento Territorial e Meio ambiente da Uniara tem caráter multidisciplinar.

Dulce Consuelo Andreatta Whitaker, Universidade de Araraquara - Uniara

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1967), Mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1979), Doutorado em Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo (1984) e Pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Oxford (1986). Atualmente é professora voluntária e colaboradora, atuando na pós-graduação em Educação Escolar do Campus de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Professora da Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente do Centro Universitário de Araraquara - UNIARA. É co-editora da revista Retratos de Assentamentos, do Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural (NUPEDOR/UNIARA). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cultura, metodologia, assentamento rural e sociologia rural.

Publicado

2016-12-20

Cómo citar

Alves, F. C. R., & Whitaker, D. C. A. (2016). A dialética entre produção e consumo, à luz dos conceitos da cultura e da edeologia, objetivando interpretar propagandas. Profanações, 3(2), 196–215. https://doi.org/10.24302/prof.v3i2.1266

Número

Sección

Artigos