Vida e pensamento político de Carl Schmitt: breves considerações

Autores/as

  • Elizabete Olinda Guerra Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v4i1.1463

Palabras clave:

Nacional Socialismo. Amigo-inimigo. Estado de exceção.

Resumen

O trabalho tem por objetivo abordar aspectos relevantes do pensamento político de Carl Schmitt, e também de sua polêmica participação no regime nacional socialista, com o intuito de apresentar maiores esclarecimentos acerca dessa questão sempre incômoda. Para isso, após expor perspectivas de sua biografia, relacionadas à sua adesão ao nazismo em 1933, bem como de suas memórias publicadas após sua liberação da prisão em 1947, o texto explora os conceitos considerados centrais em suas análises críticas, quais sejam: a definição amigo-inimigo, que caracteriza o campo do político; a ideia de soberania, que está vinculada aocasolimítrofe, enãoà normalidade; sua defesa do decisionismo político em contraposição ao positivismo normativista da República de Weimar; e sua visão teológica da política, a única capaz de deter a dominação causada pelo pensar técnico-econômico vigente na modernidade.

Biografía del autor/a

Elizabete Olinda Guerra, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catariana - UFSC. Editora da Revista PERI -Revista dos alunos da Pós-graduação em Filosofia da UFSC.

Publicado

2017-08-21

Cómo citar

Guerra, E. O. (2017). Vida e pensamento político de Carl Schmitt: breves considerações. Profanações, 4(1), 64–75. https://doi.org/10.24302/prof.v4i1.1463

Número

Sección

Artigos