Mortes por desnutrição no Brasil - um país agroexportador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v11.5137

Resumo

Quais seriam os motivos de tanta morte por desnutrição num país reconhecido por exportar alimentos? Esta e outras questões serão abordadas neste artigo, onde serão apresentados alguns dados sobre as medidas tomadas ao longo das décadas para o combate da insegurança alimentar e da fome no Brasil, bem como suas possíveis causas, a desmistificação e/ou reflexão sobre algumas delas, e a apresentação do cenário atual do país referente a esta problemática. Como metodologia foi utilizada uma revisão bibliográfica crítica de literatura primária (artigos científicos, pesquisas, relatórios oficiais) e secundária (livros, artigos de revista) sobre a temática. O objetivo deste artigo é apresentar as principais políticas públicas, legislação e ações contra a insegurança alimentar e a fome já tomadas no Brasil, à luz da realidade alarmante da mortalidade infantil por desnutrição e do retorno do país ao Mapa da Fome da ONU, buscando compreender as causas estruturais e conjunturais dessa problemática e propor algumas reflexões acerca de possíveis ações para um futuro livre da fome. Por fim, conclui-se que apesar de décadas de ações pontuais e leis promissoras, a fome persiste como uma ferida profunda no Brasil, fruto de um sistema alimentar falho e desigualdades estruturais arraigadas. Embora medidas como o Bolsa Família e o aumento do salário mínimo tenham amenizado a situação em alguns momentos, a falta de uma reforma estrutural na base da economia e do modelo agroalimentar impede um combate definitivo à fome.

Palavras-chave: mortes por desnutrição; insegurança alimentar e fome; fome no Brasil.

Biografia do Autor

Taize da Silva Borges, Universidade Autônoma de Assunção

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção/PY. Pós-graduada em Educação e Tecnologias pela Universidade Federal de São Carlos. Graduada em Licenciatura plena em Geografia pela Universidade Paulista. Graduada em Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Santos. Docente na Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande. São Paulo. Brasil.

Keila Aparecida de Almeida, Universidade Autônoma de Assunção

Mestranda em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção/PY. Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional – PROFGEO, pelo Instituto Federal Catarinense – Campus de Brusque. Pós graduada Libras pela UNINA. Graduanda em Pedagogia pela UNIFAVENI. Graduada em Licenciatura plena em Geografia pela UNICENTRO. Docente na rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-10-22

Como Citar

Borges, T. da S., & Almeida, K. A. de. (2024). Mortes por desnutrição no Brasil - um país agroexportador. Profanações, 11, 277–304. https://doi.org/10.24302/prof.v11.5137

Edição

Seção

Artigos