A apresentação da psicologia nos livros didáticos de filosofia do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v11.4936

Resumo

A introdução da psicologia no currículo escolar ocorre comumente no ensino médio, proporcionando aos estudantes uma exposição inicial a essa disciplina científica. A disciplina de filosofia desempenha um papel crucial nesse processo, ao abordar diversos temas relacionados à compreensão da natureza humana, da mente e do comportamento humano. Trata-se de uma pesquisa exploratória (GIL, 2019) e bibliográfica (LAKATOS; MARCONI, 2021) em forma de revisão integrativa de literatura (SOUZA; SILVA; CARVALHO, 2010). O objetivo do estudo é explicitar como é a representação da psicologia em livros didáticos de filosofia, seus autores e respectivas tendências psicológicas. Para coleta de dados serão utilizados 5 livros didáticos de filosofia do ensino médio escritos entre os anos de 2010 e 2016. A primeira obra a ser analisada foi o Filosofando: uma introdução à filosofia, de autoria de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins. Seguido da obra Iniciação à filosofia, de autoria de Marilena Chaui. O terceiro livro estudado se intitula Filosofia: experiência do pensamento, de Sílvio Gallo. O quarto manuscrito analisado foi o Reflexões: Filosofia e cotidiano, escrito por José Antonio Vasconcelos. O último livro analisado foi Fundamentos de Filosofia, escrito por Gilberto Cotrim. A conclusão da pesquisa evidencia que não há uma única definição de psicologia dentre os livros estudados, o autor que mais é evidenciado dentre as obras é Sigmund Freud e as tendências psicológicas presentes são: psicanálise, behaviorismo, fenomenologia, psicologia experimental, psicologia comportamental, psicologia da forma ou Gestalt e neurociências.

Palavras-chave: Psicologia; livro didático; Filosofia; ensino médio.

Biografia do Autor

Jeferson Ostroski Martins, Universidade do Contestado - Campus Mafra

Psicólogo, especialista em Psicologia Clínica e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – UFSC. Docente do curso de Psicologia da Universidade do Contestado – Campus Canoinhas. Três Barras. Santa Catarina. Brasil.

Rafael Mauricio Castanho, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Psicólogo do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Martins, J. O., & Castanho, R. M. (2024). A apresentação da psicologia nos livros didáticos de filosofia do ensino médio. Profanações, 11, 157–169. https://doi.org/10.24302/prof.v11.4936

Edição

Seção

Artigos