Educação e cidadania

reflexões a partir de experiências formativas com crianças e jovens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v10.4909

Resumo

A formação para a participação política é fundamental para a consolidação da sociedade democrática. Os valores, noções e atitudes são provenientes da socialização em espaços escolares e não escolares, sendo importante ações efetivas de construção de sujeitos politicamente sofisticados. Este artigo explora resultados de pesquisas desenvolvidas em cursos de mestrado (profissional e acadêmico), organizadas a partir da preocupação em compreender a dinâmica formativa de crianças e jovens em relação à cidadania. O foco analítico são dois estudos de caso em que as práticas escolares no ensino fundamental e um projeto do poder legislativo municipal são examinados a partir de referenciais do campo das ciências humanas. As experiências analisadas sugerem a importância de espaços de socialização política das novas gerações, articulando as dimensões da política e da cidadania em contexto democrático. 

Palavras-chave: cidadania; socialização política; democracia.

Biografia do Autor

Thiago Ingrassia Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutor em Educação (UFRGS). Pós-Doutor em Educação (Universidade de Lisboa). Professor do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Erechim. Rio Grande do Sul. Brasil.

Karine Kostuczenko, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela URI Campus de Erechim. Mestra em Ciências Humanas (PPGICH) pela UFFS Campus Erechim. 

Leda Hanel Lang, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Graduada em Direito e Pedagogia, Mestra em Educação (PPGPE) pela UFFS Campus Erechim. Professora da rede estadual de educação do Rio Grande do Sul e da rede municipal de Estação.

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Publicado

2023-11-08

Como Citar

Pereira, T. I., Kostuczenko, K., & Lang, L. H. (2023). Educação e cidadania: reflexões a partir de experiências formativas com crianças e jovens. Profanações, 10, 581–601. https://doi.org/10.24302/prof.v10.4909

Edição

Seção

Artigos