Inovação pedagógica
representações sociais de professores de pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.24302/prof.v7iesp.2.3030Resumo
No Brasil, diversas propostas políticas visam promover mudanças educacionais nas escolas e universidades, por meio da inovação. As recentes investigações sobre o tema apontam à centralidade do papel dos profissionais envolvidos com o processo inovador. Considerando a relevância dessa temática para a Educação brasileira, torna-se necessário investigar as concepções dos docentes que formam pedagogos. Assim, este artigo, teve como objetivo conhecer os processos de objetivação e de ancoragem das representações sociais de inovação pedagógica por professores de Pedagogia. Contou-se com a participação de 20 docentes de uma universidade privada, na cidade do Rio de Janeiro. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, adotando a Teoria das Representações Sociais como arcabouço teórico-metodológico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo analisados conforme a Análise de Conteúdo, apoiada no software IRaMuTeQ. Os resultados revelam que as representações sociais dos professores de Pedagogia se objetivam em “metodologias ativas” e “didática diferente” e se ancoram na sua “vivência profissional”. Conclui-se que os sujeitos percebem que a didática precisa ser diferente da pedagogia tradicional, que, para eles, seria possibilitado por meio de metodologias centradas nos alunos. Contudo, não há menção ao modo como o aluno aprende, que é pilar nas teorias que esses profissionais trazem em seus argumentos.
Palavras-chave: Formação de Professores. Representações Sociais. Metodologias ativas. Inovação Pedagógica.
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