O direito fundamental à inclusão socioeconômica a partir da alteridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v8.2168

Resumo

O presente artigo desenvolveu a problemática da inclusão socioeconômica no Brasil. Primeiramente, apresentou-se o direito à inclusão socioeconômica como direito fundamental, direito em que a vertente do social e da econômica estão intrinsecamente ligados em prol da dignidade humana. Posteriormente, comentou-se sobre os índices socioeconômicos, a fim de demonstrar que se está frente a uma demanda social que precisa estar presente na agenda governamental para o pleno desenvolvimento nacional; e para tal fim, apresenta-se a filosofia da Alteridade como um fundamento que pode vir a transformar este cenário, tanto de desigualdade social, quanto de desprezo e ineficiência estatal. Para este fim adotou-se o método dedutivo e monográfico, por meio da técnica de pesquisa em documentação indireta em pesquisa bibliográfica de fontes secundárias como livros, jornais, com objetivo descritivo e exploratório.

Palavras-chave: Direito Fundamental. Direito à Inclusão Socioeconômica. Alteridade.

Biografia do Autor

Yduan de Oliveira May, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professor titular do Programa de Mestrado em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

 

Angélica Pereira Possamai, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestre em Direiro pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Possui graduação em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Especialização em Direito Público com Capacitação para o Ensino no Magistério Superior pela Damásio Educacional.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

May, Y. de O., & Possamai, A. P. (2021). O direito fundamental à inclusão socioeconômica a partir da alteridade. Profanações, 8, 255–274. https://doi.org/10.24302/prof.v8.2168

Edição

Seção

Artigos