Estrutura da agropecuária orgânica no estado do Paraná: análise a partir do Censo Agropecuário 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.5370

Resumo

Este estudo examina a estrutura de estabelecimentos de agricultura orgânica no Paraná, com base nos dados do Censo Agrícola de 2017. Foi realizada uma análise da representatividade da agricultura orgânica e interpretados os fatores que caracterizam sua estrutura no estado, bem como a distribuição e concentração desses estabelecimentos entre os municípios avaliados. Foi adotada uma abordagem metodológica quantitativa e exploratória, utilizando duas técnicas multivariadas, análise de fatores e análise de clusters. Os resultados indicam que a estrutura da agricultura no Paraná é predominantemente familiar, com quase três vezes mais estabelecimentos familiares do que não familiares. Embora o número de estabelecimentos que utilizam produção orgânica seja pequeno em comparação com a prática convencional, há uma homogeneidade na estrutura da agricultura orgânica entre os municípios do Paraná. Isso pode ser atribuído à descentralização da área de produção e à forte presença de gestão coletiva no apoio técnico e coordenação dos estabelecimentos locais.

Palavras-chave: Produção Orgânica; Agricultura familiar; Análise fatorial; Análise de cluster.

Biografia do Autor

Leandro José de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/Campus de Toledo. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Paraná. Brasil.

Jorceli de Barros Chaparro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/Campus de Toledo. Paraná. Brasil.

Cristiano Stamm, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Campus de Toledo

Doutor em Planejamento Urbano e Regional (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (2005) e Graduação em Ciências Econômicas (2003) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Como experiência profissional corporativa, já atuou na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul - FIERGS, na área de tecnologia, especificamente na elaboração e acompanhamento de projetos de inovação e extensão tecnológica. Atualmente sou professor do Colegiado do Curso de Ciências Econômicas e do Mestrado em Economia da UNIOESTE/Campus de Toledo e Editor da Revista Informe GEPEC.

Lindomar Pegorini Daniel, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor Adjunto da área de Economia Aplicada da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT/Campus de Sinop-Mato Grosso. Brasil.

Publicado

2024-08-26

Como Citar

Oliveira, L. J. de, Chaparro, J. de B., Stamm, C., & Daniel, L. P. (2024). Estrutura da agropecuária orgânica no estado do Paraná: análise a partir do Censo Agropecuário 2017. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 14, 579–600. https://doi.org/10.24302/drd.v14.5370

Edição

Seção

Artigos