Dinâmica de uso e cobertura do solo em função da instalação da usina hidrelétrica Salto Osório no Sudoeste Paranense
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v14.5343Resumo
O Brasil tem explorado seus recursos hídricos para geração de energia e promoção do desenvolvimento socioeconômico desde o século XIX. Um exemplo desta política foi a instalação da Usina Hidrelétrica (UHE) Salto Osório, localizada no Rio Iguaçu. Apesar da importância e do potencial brasileiro em produzir eletricidade, a implantação de UHEs influencia em todo seu entorno, provocando grandes transformações no cenário. Este trabalho objetivou utilizar o conjunto de técnicas de Geoprocessamento, dados censitários e a literatura disponível para analisar os efeitos resultantes da implantação e operação da UHE Salto Osório sobre seu entorno. Para isto realizou-se a classificação supervisionada em imagens orbitais Landsat em datas que possibilitaram a análise da evolução temporal de uso e cobertura do solo da área de estudo e a análise conjunta com dados censitários e bibliografia. Os resultados mostram que a implantação da UHE, associada às terras férteis e ao fortalecimento da agricultura no período, atraiu muitos imigrantes que, no processo de desenvolvimento dos municípios do entorno, promoveram significativas mudanças na paisagem.
Palavras-chave: Sensoriamento Remoto. Uso e Cobertura do Solo. UHE Salto Osório.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.