Dinâmica de uso e cobertura do solo em função da instalação da usina hidrelétrica Salto Osório no Sudoeste Paranense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.5343

Resumo

O Brasil tem explorado seus recursos hídricos para geração de energia e promoção do desenvolvimento socioeconômico desde o século XIX. Um exemplo desta política foi a instalação da Usina Hidrelétrica (UHE) Salto Osório, localizada no Rio Iguaçu. Apesar da importância e do potencial brasileiro em produzir eletricidade, a implantação de UHEs influencia em todo seu entorno, provocando grandes transformações no cenário. Este trabalho objetivou utilizar o conjunto de técnicas de Geoprocessamento, dados censitários e a literatura disponível para analisar os efeitos resultantes da implantação e operação da UHE Salto Osório sobre seu entorno. Para isto realizou-se a classificação supervisionada em imagens orbitais Landsat em datas que possibilitaram a análise da evolução temporal de uso e cobertura do solo da área de estudo e a análise conjunta com dados censitários e bibliografia. Os resultados mostram que a implantação da UHE, associada às terras férteis e ao fortalecimento da agricultura no período, atraiu muitos imigrantes que, no processo de desenvolvimento dos municípios do entorno, promoveram significativas mudanças na paisagem.

Palavras-chave: Sensoriamento Remoto. Uso e Cobertura do Solo. UHE Salto Osório.

Biografia do Autor

Heloísa da Silva Victorino, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduação em Engenharia Cartográfica pela FCT/UNESP e Mestrado em Sensoriamento Remoto pelo INPE. Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela UTFPR Campus Pato Branco. Atualmente é Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco. Linha de pesquisa: Sensoriamento Remoto.

José Ricardo da Rocha Campos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduação em Agronomia e Mestrado em Produção Vegetal pela UFVJM em Diamantina - MG. Doutor em ciências, área de concentração Solos e Nutrição Mineral de Plantas, pela ESALQ/USP em Piracicaba - SP. Atualmente é Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco. Linha de pesquisa: Sensoriamento Remoto.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Victorino, H. da S., & Campos, J. R. da R. (2024). Dinâmica de uso e cobertura do solo em função da instalação da usina hidrelétrica Salto Osório no Sudoeste Paranense. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 14, 949–971. https://doi.org/10.24302/drd.v14.5343

Edição

Seção

Artigos