Uma análise do espaço relacional dos homicídios na Região Norte do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v14.5308Resumo
Este artigo teve como objetivo projetar o espaço relacional dos homicídios na região Norte do Brasil. Foi utilizada a Análise de Correspondência Múltipla, uma técnica estatística que revela padrões ocultos e relações entre variáveis. Os resultados e discussões foram estruturados em dois eixos. O primeiro eixo, vulnerabilidade social, tráfico de drogas e homicídio, está subdividido em lados direito e esquerdo. O segundo eixo, as complexas relações entre fatores socioeconômicos e violência, está subdividido em lados de cima e lado de baixo. A pesquisa mostra que o crime é um problema complexo. As conexões entre desigualdade social, vulnerabilidade e violência são evidentes. Os resultados indicam a urgência de políticas públicas que não só melhorem a segurança, mas também promovam a igualdade social como uma forma efetiva de diminuir a violência homicida na região Norte do Brasil.
Palavras-chave: Fatores socioeconômicos. Ações governamentais. Homicídio. Polícia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.