Empreendedorismo e inovação na gestão pública

ação do poder público, Caixa Econômica Federal e FORCON Condomínios no Residencial Buena Vista I e III, em Goiânia, GO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.4991

Resumo

O empreendedorismo social compreende uma forma recente que tem como objetivo principal realizar atividades (por meio de produtos e serviços) que tenham impacto social, ou seja, que possibilitem o desenvolvimento, melhorando a qualidade de vida das pessoas, aliado à sustentabilidade. Neste sentido, objetivou-se analisar o Projeto de Trabalho Social (PTS), que é um projeto da Caixa Econômica Federal em parceria com a Forcon Condomínios, uma empresa privada que foi contratada para fomentar o empreendedorismo social no Residencial Buena Vista I e III, em Goiânia, GO, Na metodologia fez-se análise do relatório final de execução do PTS e foram entrevistadas 30 pessoas beneficiadas sobre o impacto do projeto em suas vidas, questionando se a atividade empreendedora melhorou a qualidade de vida, sobre a participação da Forcon no          desenvolvimento das atividades, do Poder Público e as dificuldades encontradas para o exercício da atividade. Os resultados demonstraram que a maioria dos beneficiados pelo projeto trata-se de mulheres, entre 18-29 anos, que buscaram empreender na área da estética, especialmente salões e manicures.

Palavras-Chave: Planejamento; Políticas públicas; Trabalho social.

Biografia do Autor

Michel Afif Magul, PUC GO

Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial. Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiás. Brasil.

Antônio Pasqualetto, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutor em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Brasil.

Publicado

2024-05-23

Como Citar

Magul, M. A., & Pasqualetto, A. (2024). Empreendedorismo e inovação na gestão pública: ação do poder público, Caixa Econômica Federal e FORCON Condomínios no Residencial Buena Vista I e III, em Goiânia, GO. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 14, 209–232. https://doi.org/10.24302/drd.v14.4991

Edição

Seção

Artigos