Educação para a cooperação e desenvolvimento regional: um estudo em organizações paranaenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.4912

Resumo

O movimento cooperativo se apresenta de modo bastante heterogêneo, repleto de manifestações, algumas complementares e outras antagônicas. Esse fato levou ao objetivo deste estudo: compreender como diferentes modelos cooperativos entendem e vivenciam o quinto princípio internacional do cooperativismo – educação, formação e informação – em organizações cooperativas paranaenses. Foram analisados três modelos de cooperativismo atuantes no Paraná, aqui definidos por Concêntrico, Popular e Solidário. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. A análise dos dados foi baseada no método de análise de conteúdo. Dentre os resultados, destaca-se que o compromisso com as causas sociais e o desenvolvimento de regiões e sujeitos novos são vistos com maior frequência nas cooperativas com características mais solidárias e populares. A cooperativa de maior porte prioriza ações voltadas ao nível técnico de capacitação de mão de obra, sem maior compromisso com o desenvolvimento da cultura da cooperação entre seus membros.

Palavras-chave: cooperação; educação; desenvolvimento regional; alternativa socioeconômica.

Biografia do Autor

Chrystian Biscaro, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Administração - UEL. Pesquisador na Universidade Estadual de Londrina. Londrina. Paraná. Brasil.

Luis Miguel Luzio-dos-Santos, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutor em Ciências Sociais. Núcleo de Estudos da Complexidade – PUC-SP. Professor na Universidade Estadual de Londrina. Londrina. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Biscaro, C., & Luzio-dos-Santos, L. M. (2024). Educação para a cooperação e desenvolvimento regional: um estudo em organizações paranaenses. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 14, 791–814. https://doi.org/10.24302/drd.v14.4912

Edição

Seção

Artigos