Educação para a cooperação e desenvolvimento regional: um estudo em organizações paranaenses
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v14.4912Resumo
O movimento cooperativo se apresenta de modo bastante heterogêneo, repleto de manifestações, algumas complementares e outras antagônicas. Esse fato levou ao objetivo deste estudo: compreender como diferentes modelos cooperativos entendem e vivenciam o quinto princípio internacional do cooperativismo – educação, formação e informação – em organizações cooperativas paranaenses. Foram analisados três modelos de cooperativismo atuantes no Paraná, aqui definidos por Concêntrico, Popular e Solidário. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. A análise dos dados foi baseada no método de análise de conteúdo. Dentre os resultados, destaca-se que o compromisso com as causas sociais e o desenvolvimento de regiões e sujeitos novos são vistos com maior frequência nas cooperativas com características mais solidárias e populares. A cooperativa de maior porte prioriza ações voltadas ao nível técnico de capacitação de mão de obra, sem maior compromisso com o desenvolvimento da cultura da cooperação entre seus membros.
Palavras-chave: cooperação; educação; desenvolvimento regional; alternativa socioeconômica.
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