Medidas institucionais e o enfrentamento da pandemia da COVID-19 na região metropolitana de Palmas-TO: uma leitura a partir de Douglass North
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v14.4843Resumo
O artigo buscou analisar as medidas de enfrentamento à Pandemia da COVID-19 na Região Metropolitana de Palmas-TO. A ênfase recaiu sobre as instituições e seu padrão de adaptabilidade; o período analisado foi o primeiro ano da crise sanitária; e o enquadramento conceitual e teórico é dado pelo Institucionalismo e o conceito de Eficiência Adaptativa de Douglass North. A metodologia é o estudo de caso, com a revisão bibliográfica e documental. As principais considerações apontam que as medidas instituídas, na região metropolitana, seguiram o que definiu a Capital Palmas, entendida como o Polo da Região; as medidas foram implementadas conforme os padrões de universalidade, legitimidade e coerção; e que o cenário do avanço da curva de contaminação exigiu instituições rígidas para conter a disseminação da doença. Constata-se ainda que, apesar da descontinuidade da coordenação federal, as normas instituídas localmente foram necessárias para garantir segurança diante das informações imperfeitas, notadamente, no período pré-vacina.
Palavras-chave: Eficiência adaptativa. COVID-19. Instituições. Palmas-TO.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.